Relações Pedagógicas em tempos de Cultura Digital: Novos modos de Aprender e Ensinar

Autores

  • Vanina Costa Dias Faculdade Ciências da Vida/Sete Lagoas MG
  • Ione Aparecida Neto Rodrigues Faculdade Ciências da Vida/Sete Lagoas MG

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3525

Palavras-chave:

Processo Ensino-aprendizagem, Cultura Digital, Subjetividade, Professor, Aluno

Resumo

Ao possibilitar a comunicação virtual para além dos meios convencionais, a internet tem se mostrado uma ferramenta fundamental na divulgação da informação e do conhecimento, na pesquisa, e também no processo de aprendizagem. Esta forma de comunicação possibilita a circulação da informação, aproximando o distante e possibilitando “encontros” que se fazem na virtualidade. Nesse sentido caberia esse questionamento: Que consequências a cultura digital tem trazido para a relação pedagógica? Nesse sentido é preciso aliar o ensino à cultura digital para assim despertar no campo do sujeito-aluno o desejo em aprender. Atualmente um sintoma que tem atingido os processos culturais de uma forma geral é a falência da transmissão na relação professor-aluno. Substituídos pelos aparatos tecnológicos e pela Internet, os professores vêm perdendo seu lugar na tríade da construção da aprendizagem. Esse texto busca refletir sobre o lugar ocupado pelas tecnologias digitais nessa tríade presente no processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Vanina Costa Dias, Faculdade Ciências da Vida/Sete Lagoas MG

Psicologa, Doutora em Psicologia, Mestre em Educação ambos pela PUC-Minas. Pos-doutoranda em Psicolgia pela UFMG- Professora na Faculdade Pedro Leopoldo. Professora e coordenadora do Curso de Psicologia na Faculdade Ciências da Vida/Sete Lagoas-MG. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital

Ione Aparecida Neto Rodrigues, Faculdade Ciências da Vida/Sete Lagoas MG

Pedagoga; Doutoranda em Estudos da Linguagem (CEFET/MG) Mestre em Educação Tecnológica (CEFET/MG) Coordenadora Pedagógica da Faculdade Ciências da Vida/Sete Lagoas e Pedagoga da Rede Estadual de Ensino/MG.

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

Dias, V. C., & Rodrigues, I. A. N. (2019). Relações Pedagógicas em tempos de Cultura Digital: Novos modos de Aprender e Ensinar. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 1(1), 39–61. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3525