A expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas brasileiras: Limites e possibilidades das políticas públicas

Autores

  • Daniel Santos Braga Professor de cursos de formação de professores (Pedagogia e Letras) do Centro Universitário Newton Paiva e Professor Substituto do Departamento de Ciências aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em educação pela UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) https://orcid.org/0000-0001-5075-4570
  • Dina Mara Pinheiro Dantas Coordenadora e Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - unidade Divinópolis (UEMG). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceara (UFC).

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3639

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Políticas Educacionais, Censo Escolar, SAEB

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação em escolas brasileiras e a repercussão das políticas públicas para sua expansão. Inicialmente foram apresentados os principais programas desenvolvidos no Brasil nas últimas décadas e em seguida, foram analisados dados educacionais extraídos do Censo Escolar e dos questionários contextuais do SAEB. A pesquisa tem como achados que as políticas públicas efetivadas a partir dos anos 2000 ampliaram significativamente a infraestrutura das escolas para o uso de tecnologias digitais como recursos pedagógicos. No entanto, com o tempo, os equipamentos escolares foram sendo subutilizados ou se tornaram obsoletos, apresentando piora em todos os itens analisados. Nesse sentido, foi possível destacar as possiblidades e os limites das políticas públicas de expansão da utilização das tecnologias digitais como instrumentos pedagógicos na educação básica brasileira.

Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Professor de cursos de formação de professores (Pedagogia e Letras) do Centro Universitário Newton Paiva e Professor Substituto do Departamento de Ciências aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em educação pela UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Docente em cursos de formação de professores (Pedagogia e Letras) no Centro Universitário Newton Paiva. Docente do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em 'Educação: Conhecimento e Inclusão Social' pela UFMG com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação. Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com pesquisa na área do Financiamento Público da Educação e a Valorização do Magistério. Graduado em Pedagogia no segundo semestre de 2016. Graduado em História no segundo semestre do ano de 2008. Experiencia docente e como coordenador pedagógico na educação básica na Rede Estadual de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte. Áreas de interesse: Valorização de Professores; Políticas Públicas em Educação; Financiamento da Educação; Associativismo e Sindicalismo Docente; História. Administração e gestão pública

Dina Mara Pinheiro Dantas, Coordenadora e Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - unidade Divinópolis (UEMG). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceara (UFC).

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é docente designada da Universidade do Estado de Minas Gerais na Unidade Ibirité e Divinópolis ministrando disciplinas na área de Educação e Tecnologia: Mídias e Educação, Fundamentos Políticos Pedagógicos da Profissão Docente, Gestão e Políticas Educacionais e Metodologia do Trabalho Científico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão digital, informática educativa, formação de professores, educação a distância e tecnologias digitais. Participa dos grupos do diretório de pesquisa : Laboratório de Pesquisa Multimeios - UFC, Pesquisa Aplicada em Telemática Educativa - IFCE e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Comunicação e Tecnologia - UEMG. Aprendizagem, Linguagens e Tecnologias Digitais- UEMG, GEPECI- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências na Infância - UEMG. Projeto de Extensão ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS MEDIADO POR MÍDIAS DIGITAIS. Atuou como membro do Comitê Editorial do Banco Internacional de Objetos Educacionais - BIOE/ MEC e como Bolsista na modalidade EXP-B-EXTENSAO NO PAÍS como coordenadora do projeto de pesquisa " Crid: Uma proposta de Comunidades Digitais Rurais"

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BELLONI, M. L. Educação à distância. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

BELLONI, M. L.; GOMES, N. G. Infância, mídias e aprendizagens: cenários de mudança. Educação e Sociedade. Campinas, v. 29, n. 104, p. 717-746, 2008.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-1 3-005-2014. Acesso em: 5 abr. 2015.

BERTOLDO, H; SALTO, F., MILL, D. TDIC (tecnologia digitais da informação e comunicação). In: MILL, D. Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018.

FONTANA, Fabiana Fagundes; CORDENONSI, André Zanki. TDIC como mediadora do processo de ensino-aprendizagem da arquivologia. ÁGORA, Florianópolis, v. 25, n. 51, p. 101-131, jul./dez. 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAES, M.C. Paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Braga, D. S., & Dantas, D. M. P. (2019). A expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas brasileiras: Limites e possibilidades das políticas públicas. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 1(1), 94–114. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3639