Chamda Pública Submissão Artigos SCIAS Arte/Educação - 4ª Edição

2015-03-16


CHAMADA PÚBLICA

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação - COED[1]/Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

Seleção de Artigos Científicos sobre Arte/Educação da 4ª Edição da Revista Científica e Eletrônica SCIAS Arte/Educação

ISSN: 2318-8537

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação/COED da FaE/CBH/UEMG CONVIDA os interessados a apresentarem propostas de artigos para publicação da 4ª Edição da revista científica e eletrônica SCIAS Arte/Educação, nos termos aqui estabelecidos para seleção pública.

01. Objeto

Esta chamada tem por objetivo selecionar interessados a apresentarem propostas de artigos que atendam aos requisitos desta chamada para apreciação e posterior publicação na 4ª edição da revista científica e eletrônica SCIAS Arte/Educação.

 

02. Motivação

A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas. Essa publicação se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução. A revista Scias Arte/Educação recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar. Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre.

03. Normas para submissão

DIRETRIZES PARA AUTORES

Linha editorial

A revista SCIAS Arte/Educação é um periódico científico com o objetivo de publicar artigos na área de Arte/Educação a partir também do diálogo com outros campos do conhecimento. A SCIAS Arte/Educação é a revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da FaE/CBH/ UEMG, publicada com o apoio do Centro de Comunicação da FaE/CBH/UEMG e da Editora EdUEMG.

As propostas para publicação devem ser originais, inéditas no país e devem ser classificadas em artigos abrangentes da literatura sobre temas gerais relacionados à arte e à educação. Cada autor/a só poderá ter um artigo em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de um ano entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor/a e o início de um novo processo de submissão.

Todos os números são divulgados por meios digitais, estando disponíveis online pelo endereço: http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS

Processo de avaliação dos artigos

Os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pelo Conselho Editorial e os que estiverem de acordo com as normas da revista SCIAS Arte/Educação serão encaminhados aos membros do Conselho Cientifico, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo duplo cego. Após o processo de avaliação, os autores são notificados. Os artigos aprovados incondicionalmente são diretamente enviados para publicação.

Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas são enviadas aos autores, que decidem se concordam em empreendê-las, de acordo com as sugestões do conselheiro, no prazo a ser definido pelo editor. As modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor.

Apresentação dos trabalhos

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não encaminhá-lo para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio.

As propostas devem ser submetidas via internet, pelo endereço:

http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS

Aceitam-se artigos em português e inglês. Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Times New Roman, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 15 e máxima de 20 páginas.

O texto não deve conter qualquer identificação do autor e coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação e e-mail compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do autor para a continuidade do processo de submissão do artigo.

O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras na mesma língua do trabalho e palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). Após esse resumo, deve-se incluir também o abstract, acompanhado da tradução do título e das keywords.

As notas de rodapé devem ser usadas somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento. O texto deve ser sucinto, corpo 10, alinhado à esquerda com espaçamento simples. Essas notas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo.

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ter seu lugar indicado no texto e ser enviadas também em anexos separados, em formato de arquivo JPG, cor cinza, 300 dpi. Devem ser nomeadas FIG.

1, FIG. 2, sucessivamente, podendo ainda ter um título sugestivo do seu conteúdo, sempre com a indicação das fontes.

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais, o nome do autor, fora de parênteses, tem apenas a inicial maiúscula e, dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras serão em maiúscula, seguindo-se a data, sem a necessidade de colocar a página.

Ex:

Na perspectiva de Arendt (1997), que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração.

Que a educação assuma seu caráter conservador é fundamental para que o mundo não se torne mortal como os mortais, para que o mundo continue e se renove a cada nova geração (ARENDT, 1997).

*Esse formato de citação vale também para o caso de depoimentos ou entrevistas.

Em citação de citação, emprega-se a expressão latina apud (junto a) ou o equivalente em português “citado por”, para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. A referência da obra citada deve vir em nota de rodapé ou como parte da referência no final do texto.

Ex:

No texto:

Um modelo de liderança bastante estudado e utilizado na década de 1960 foi o Grid Gerencial (BLAKE; MOUTON1, 1972 apud RONCHI, 2007).

Em nota de rodapé:

1 BLKE, R. R.; MOUTON, J. S. A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo Grid. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.

Citações de diversos documentos de um mesmo autor e data devem ser distinguidos pelo acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética após a data. Essas letras devem constar também nas referências.

Ex:

Vygotsky (1998a)

Vygotsky (1998b)

ou

(VYGOTSKY, 1998a, p. 55)

(VYGOTSKY 1998b, p. 37)

Referências

As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT para esse sistema (NBR 6023). Elas devem ser listadas no final do artigo, alinhadas somente à margem esquerda, identificando se individualmente cada documento em espaço simples, separados uns dos outros por dois espaços simples.

Livros

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

Capítulos de livros

- Capítulo e livro com mesmo autor:

CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In:______. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

- Capítulo e livro com autores diferentes:

EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a

experiência paulista dos anos 1930. In: MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas:

produção de conhecimento e políticas de informação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

- Autor entidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 - Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1. De 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Disponível em: <http://WWW.mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2010.

- Mais de um autor (separados por ponto-e-vírgula)

BERGÉ, P.; POMEAU, Y.; DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos ao caos. São Paulo: Editora Unesp, 1996.

- Mais de três autores

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed Unijuí, 1998.

- Séries e coleções

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20 p. (Visão do futuro, v. 1)

- Livro eletrônico

ROSÁRIO, A. B.; KYRILLOS NETO, F.; MOREIRA, J. DE O. (Orgs.). Faces da violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena: EdUEMG, 2011. Disponível em: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Acesso em: 2 out. 2011

Artigo de periódicos

SAVIANI. D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectivas históricas. Paideia - Cadernos de Psicologia em Educação, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 113-124, maio/ago. 2004.

Teses, dissertações e monografias

ALMEIDA, L. C. Curso de pedagogia na Unicamp: marcas de formação. 2008. 199 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Trabalhos apresentados em congresso

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENDIPE: EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL, PROCESSOS FORMATIVOS E SABERES PEDAGÓGICOS, 13. , 2006, Recife. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-50.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

04. Cronograma

EVENTOS

DATAS

Envio de artigos para SCIAS Arte/Educação

De 23 de março a 10 de maio de 2015

Avaliação dos Artigos pelo corpo de

Consultores do Conselho Editorial

De 11 de maio 10 de junho de 2015

Notificação dos trabalhos aceitos e contato com os autores

De 11 de junho a 10 de julho de 2015

Diagramação, revisão editorial e publicação final do artigo aceito

De 11 de julho a 30 de agosto de 2015

 

 

05. Resultado da análise do Conselho Editorial

A relação dos artigos selecionados será divulgada na página eletrônica da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, disponível na Internet no endereço http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS. Não haverá qualquer tipo de prêmio ou remuneração para os autores que tiverem seus trabalhos selecionados.

 

06. Esclarecimentos e informações adicionais

Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta Chamada poderão ser obtidos por intermédio do endereço eletrônico revistascias@uemg.br, telefone 55(31) 3239-5918, referenciando-se à REVISTA SCIAS ARTE/EDUCAÇÃO.

 

07. Da anulação ou revogação da Chamada Pública

A qualquer tempo, a presente Chamada Pública poderá ser revogada ou anulada, no todo ou em parte, a critério do COED/FaE/CBH/UEMG, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza. O COED/FaE/CBH/UEMG poderá cancelar a presente chamada pública caso o Conselho Editorial não se pronuncie no prazo de 30 dias a contar da entrega das propostas para análise.

Belo Horizonte, março/2015


[1] O Núcleo de Pesquisa sobre Conhecimento e Educação – COED - iniciou suas atividades na FaE/CBH/UEMG no ano de 2007. Desde então vem desenvolvendo investigações sobre o Conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea. O COED desenvolve propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o Conhecimento como instância cultural e investiga tais relações com a prática educacional.


PUBLIC CALL

Center for Study and Research on Knowledge and Education - COED / Faculty of Education / Campus Belo Horizonte / University of Minas Gerais
Selection of Scientific Articles about Art/Education 4nd edition of Science Magazine and Electronic SCIAS Art/Education
ISSN: 2318-8537

The Center for Study and Research on Knowledge and Education / COED FAE / CBH / UEMG INVITES interested parties to submit proposals for articles to be published on the 4nd edition of Science and e Magazine SCIAS Art/Education, as set out here for public selection.

01.Object
This call aims to select interested parties to submit proposals for articles that attends the requirements of this call for consideration and posterior publication in the 4nd edition of the scientific and e Magazine SCIAS Art/Education.

 

02.Motivation
The Art discusses major conflicts about ourselves. Often, and perhaps most importantly, when such thoughts are revealed in not explicitly or necessarily narrative. These conflicts are precipitously loaded of humanity, which moves us to investigate it. Surpassing the possibilities of intentionality we became willing to violate boundaries and forge teaching methodologies, research themes, objects (works), movements, artists. This publication is intended to consolidate, expand and promote aspects of the epistemological field of Arts, Art/Education and teaching art. Therefore, increase knowledge, knowing (Scias in Esperanto), the opportunity to transform the aesthetic experience through one of its possible pathways: mediation, dialogue, dialogue. The magazine SCIAS Art/Education periodically receives articles by researchers and is intended to those also interested in the educational, political, economic and social relations and structures which such discussions may raise. Looking forward to your contribution so that we can, through it, make the largest human conflict, life itself, more meaningful. Educational spaces, be they many as our circumstances will permit, are points of confluence for cultural encouragements: talking about Art is knowing and knowing yourself. Always.

 

3. Submission Rules

GUIDELINES FOR AUTHORS

Editorial Line

The magazine SCIAS Art/ Education is a journal aiming to publish articles in the field of Art/Education also from the dialogue with other fields of knowledge. The SCIAS Art / Education is the journal of the Center of Studies and Research on Knowledge and Education FAE / CBH / UEMG, published with the support of the Center of Communication FAE / CBH / UEMG.

Proposals for publication must be original, unpublished in the country and must be classified into broad literature articles on general topics related to art and education. Each author can only have one paper in progress between the beginning of the submission and final publication. An interval of one year between the publication of texts written by the same author and the beginning of a new submission process will be observed.

All figures are released digitally and are available online at the address: http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS

 

Process of evaluating articles

Articles received will initially be evaluated by the Editorial Board and those which are in accordance with the standards of the journal Scias Art / Education will be forwarded to the members of the Scientific Council on the basis of competence in the subject / subject of the article reported, guaranteeing the dual blind process. After the evaluation process, authors are notified. The approved articles are unconditionally sent straight for publication.
If the text is dependent on modifications, the proposed changes are sent to authors, who decide whether to agree to undertake them, according to the suggestions of the counselor, the term to be defined by the publisher. The changes made in the text should be underlined for the purpose of verification by the editor.

 

Presentation of Work

By submitting the article to the journal , the author undertakes not to forward it to other ( s ) vehicle ( s ) of publication for a period of six months from the date of shipment.

Proposals must be submitted via the Internet at the address:

http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS
Accepted papers in Portuguese and English . Articles should be submitted in MS Word for Windows, version 6.0 or higher, with an extension (.Doc), in Times New Roman font, size 12, sheet of A4 format, with 1.5 line spacing, top, bottom and sides of 2 cm. Articles must have a minimum length of 15 and maximum of 20 pages.
The text should not contain any identification of the author and coauthors. These data, as well as institutional affiliation, education and email are metadata, which must be completed fully and correctly at registration for the continuity of the author of the article submission process.


The summary should have at least 100 and at most 150 words in the same language of work and keywords (a minimum of three and maximum five). After this summary, you must also include the abstract, together with a translation of the title and keywords.
Footnotes should be used only when strictly necessary for some clarification. The text should be succinct, size 10, left aligned single spaced. These notes must be submitted in Arabic numerals, with single and consecutive to any item numbering.

Illustrations
Tables, charts and graphs should be inserted in the text with titles and subtitles in accordance with ABNT. The figures should have their place stated in the text and also be submitted as separate attachments in JPG file format, gray color, 300 dpi. They should be named FIG .1, FIG. 2, in turn, and may also have a suggestive title of their content, always indicating the sources.

Quotes
Quotes in the text should use the author-date system and following the ABNT norms for this system.


In direct or literal quote, the author's name, outside of parentheses, is only the initial capital letter and, within brackets, all uppercase (author, date, page). To quote three lines, you use quotes, no italics. Quotations over three lines are indented 4 cm from the left margin, smaller font, single spaced, without quotation marks and without italics.
In indirect quotations, only the author's name is inserted in the text, we use a capital letter with the date in parentheses. If the author's name come in brackets, all letters are must be in uppercase, followed by the date, without the need to put the page.
e.g.: In view of Arendt (1997), that education takes its conservative character is essential that the world does not become mortal as mortals, so that the world will continue and renew every new generation.


That education takes its conservative character is essential that the world does not become mortal as mortals, so that the world will continue and renew every new generation (Arendt, 1997).


* This quote format also applies to the case of statements or interviews.
When quoting a quote, the Latin expression, apud (among), should be used, or the equivalent in Portuguese “cited by”, to identify a secondary source that was actually consulted. The reference of the cited work must come in footnotes or as part of the reference at the end of the text.

e.g.:
In the text:

Um modelo de liderança bastante estudado e utilizado na década de 1960 foi o Grid Gerencial (Blake; MOUTON1 1972 apud Ronchi , 2007) .
Footnote:
1 BLKE, RR, MOUTON, JS.  A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo Grid. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.

Quotes from several documents of the same author and date must be distinguished by adding lower case letters alphabetically ordered after the date . These letters should also be included in the references.


e.g. :
Vygotsky ( 1998a )
Vygotsky ( 1998b )
or
( Vygotsky , 1998a , p 55).
( Vygotsky 1998b , 37).

 

References
References should follow the rules of ABNT for this system (NBR 6023). They should be listed at the end of the article, only aligned to the left margin, identifying each document individually in single space, separated from each other by two single spaces.

 

Books

VASQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

Chapters from books

- Chapter and book with the same author:

CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e cultura(s): encontros e desencontros. In:______. (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

- Chapter and book with different authors:

EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a

experiência paulista dos anos 1930. In: MORAES, M. C. M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de informação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

- Author entity

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 - Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1. De 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia. Disponível em: <http://WWW.mec.gov.br>. Acesso em: 10 jul. 2010.

- More than one author (separated by semi-colons)

BERGÉ, P.; POMEAU, Y; DUBOIS-GANCE, M. Dos ritmos ao caos. São Paulo: Editora Unesp, 1996.

- More than three authors

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre saber docente. Tradução de Francisco Pereira. Ijuí: Ed Unijuí, 1998.

- Séries e coleções

MIGLIORI, R. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993. 20 p. (Visão do futuro, v. 1)

- Electronic Book

ROSÁRIO, A. B.; KYRILLOS NETO, F.; MOREIRA, J. DE O. (Orgs.). Faces da violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena: EdUEMG, 2011. Available at: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Access: 2 out. 2011

Periodical article

SAVIANI. D. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectivas históricas. Paideia - Cadernos de Psicologia em Educação, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 113-124, maio/ago. 2004.

Theses , dissertations and monographs
ALMEIDA, L. C. Curso de pedagogia na Unicamp: marcas de formação. 2008. 199 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Papers presented in conferences

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENDIPE: EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL. PROCESSOS FORMATIVOS E SABERES PEDAGÓGICOS, 13. , 2006, Recife. Anais... Recife: Edições Bagaço, 2006. v. 1, p. 27-50.

CONDITIONS FOR SUBMISSION
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with respect to all items listed below. Submissions that do not comply with the standards will be returned to authors.
1. The contribution is original and unpublished and is not being evaluated for publication elsewhere, otherwise shall be justified in “comments to the editor."
2. The submission file is in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format.
3. URLs for the references have been provided where possible.
4. The text is single-spaced, using a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); figures and tables are placed within the text , not at the end of the document as attachments .
5. The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines, the About the Journal page.
6. In case of submission to a section with peer review (e.g. articles), the
instructions available at Assegurando a avaliação pelos pares cega were followed.

PRIVACY POLICY
The names and email addresses entered in this journal will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for other purposes or to third parties.

04. Schedule

EVENT

DATES

Submitting articles to Scias Art / Education

23 March to 10 May 2015

Review of Articles by body Consultants of the Editorial Board

May 11, June 10, 2015

Notification of accepted papers and contact with authors

June 11 to July 10, 2015

Typesetting , editorial revision and final publication of the paper accepted

July 11  to August 30, 2015

05. Results of the analysis of the Editorial Board
A list of selected articles will be published on the website of the UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, available at http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS. There will not be any kind of reward or remuneration for authors to have their works selected

 

06. Clarification and additional information
Clarifications and additional information about the contents of this Call may be obtained through the e-mail address revistascias@uemg.br , phone 55 (31) 3239-5918 , referring to the Scias ART JOURNAL / EDUCATION.

 

07. Cancellation or revocation of the Public Call
At any time , this Public Call may be revoked or canceled in whole or in part , at the discretion of COED / FAE / CBH / UEMG , without incurring any compensation or claim of any nature . The COED / FAE / CBH / UEMG may cancel this public event in case the Editorial Board does not respond within 30 days from the submission of proposals for consideration.

 

Belo Horizonte, March/2015


CONVOCATORIA PÚBLICA

Centro de Estudios e Investigaciones sobre Conocimiento y Educación –

COED[1]/ Facultad de Educación/ Campus Belo Horizonte/

Universidad de Minas Gerais

Selección de los artículos científicos sobre Arte/Educación de la cuarto edición de la revista electrónica SCIAS Arte/Educación

ISSN: 2318-8537

 

El Centro de Estudios e Investigaciones sobre Conocimiento y Educación/COED-FAE/CBH/UEMG invita a las partes interesadas a presentar propuestas de artículos para su publicación en la cuarto edición de la revista electrónica SCIAS Arte/Educación, tlo establecido aquí por concurso público.

01. Objeto

La presente convocatoria tiene por objeto seleccionar interesados en presentar propuestas de artículos que cumplan con los requisitos de la presente convocatoria para su consideración y posterior publicación en la cuarto edición de la revista electrónica SCIAS Arte/Educación.

 

02 . Motivación

El arte habla de grandes conflictos acerca de nos otros. A menudo, y quizás lo más importante, cuando tales pensamientos se manifiestan en forma explícita o no necesariamente narrativa. Estos conflictos, que cargan precipitadamente la humanidad, son ló que nos mueve a investigar. Superando las posibilidades de intencionalidad estuvimos dispuestos a violar las fronteras y forjar las metodologías de enseñanza, temas de investigación, los objetos (obras), los movimientos, artistas. Esta publicación tiene por objeto consolidar, ampliar y promover los aspectos del campo epistemológico de las Artes, Arte/Educación y enseñanza de arte. Por lo tanto, aumentar el conocimiento, el saber (Scias en Esperanto), la oportunidad de cambiar la experiencia estética a través de una de sus posibles vías: la mediación y el diálogo. La revista Scias Arte/Educación recibe periódicamente artículos de investigadores y se pretende que los interesados ​​también en las relaciones educativas, políticas, económicas y sociales y de las estructuras tales discusiones puedan plantear. Esperamos su contribución para que puedamos, através de ella, convirtir el más grande de los conflictos humanos, la vida misma, más significativa. Espacios educativos, ya sean tantos como las circunstancias lo permitan, son puntos de confluencia para los estímulos culturales: hablar de arte es conocer y conocerse a sí mismo. Siempre.

 

03 . Normas de presentación

DIRECTRICES PARA LOS AUTORES

Línea editorial

La revista SCIAS Arte/Educación es una revista con el objetivo de publicar artículos en el campo del Arte/Educación también desde el diálogo con otros campos del conocimiento. SCIAS Arte/Educación es la revista del Centro de Estudios e Investigación sobre Conocimiento y Educación FAE/CBH/UEMG, publica con el apoyo del Centro de Comunicación FAE/CBH/UEMG .

Las propuestas de publicación deben ser originales, no publicados y en el país se clasifican en artículos grandes de la literatura sobre temas generales relacionados con el arte y la educación. Cada autor/a sólo puede tener un papel en el progreso entre el comienzo de la presentación y publicación final. Sera observado un intervalo de un año entre la publicación de los textos escritos por el mismo autor/a, y el comienzo de un nuevo proceso de envío.

Todas las cifras son publicadas en forma digital y se encuentran disponibles en línea en la dirección: http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS

Proceso de evaluación de artículos

Los artículos recibidos serán inicialmente evaluados por el Consejo Editorial y que están de acuerdo con las normas de la revista SCIAS Arte/Educación se remitirá a los miembros del Consejo Científico sobre la base de la competencia en la materia/tema del artículo reportado, garantizando el doble proceso ciego. Después de que el proceso de evaluación, los autores seran notificados. Los articulos aprobados, incondicionalmente, seran directamente enviados para su publicacion.

Si el texto necesitara de modificaciones, los cambios propuestos son enviados a los autores, que deciden ponerse de acuerdo para llevarlas a cabo, de acuerdo con las sugerencias del consejero, el término que se definirá por el editor. Los cambios realizados en el texto deben ser subrayados con el propósito de verificación por parte del editor.

Presentación de los trabajos

Al enviar el artículo a la revista, el autor se compromete a no enviarlo a otro(s) vehículo(s) de publicación por un período de seis meses desde la fecha de envío.

Las propuestas deben presentarse a través de Internet en la dirección:

http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS

Se aceptarán tabajos en portugués e inglés. Los artículos deben ser enviados en formato MS Word para Windows, versión 6.0 o superior, con una extensión (.doc), en letra Times New Roman, tamaño 12, hoja de formato A4, con un interlineado de 1,5 líneas, arriba, abajo y los lados de 2 cm. Los artículos deberán tener una extensión mínima de 15 y máxima de 20 páginas.

El texto no debe contener ninguna identificación de los autores y coautores. Estos datos, así como la afiliación institucional y correo electrónico metadatos del componente de formación, que debe ser completado totalmente y correctamente en el registro para la continuidad de la autora del proceso de envío de artículos.

El resumen debe ser de al menos 100 y un máximo de 150 palabras en el mismo idioma del trabajo y de las palabras clave (un mínimo de tres y un máximo de cinco). Después de este resumen, también se debe incluir el resumen, junto con una traducción del título y palabras clave.

Las notas al pie deben utilizarse sólo cuando sea estrictamente necesario para alguna aclaración. El texto debe ser conciso, tamaño 10, alineado a la izquierda a espacio sencillo. Estas notas deben ser presentadas en números arábigos, con la sola y consecutiva a cualquier numeración de artículos .

Ilustraciones

Las tablas, cuadros y gráficos se deben insertar en el texto con títulos y subtítulos de acuerdo con la ABNT. Las figuras deben tener su lugar apropiado en el texto y también presentarse como archivos adjuntos por separado en formato de archivo JPG, de color gris, 300 dpi. En caso de ser nombrado la figura.

1, la fig. 2, a su vez, también pueden tener un título sugerente de su contenido, indicando siempre la fuente.

Cita

Las citas en el texto deben utilizar el sistema autor-fecha y siguiendo las normas de la ABNT para este sistema.

En la cita directa o literal, el nombre del autor, fuera de los paréntesis, es sólo la letra mayúscula inicial y, entre paréntesis, todas en mayúscula (AUTOR, fecha, página). Para citar a tres líneas, utilice comillas ni cursiva. Citas más de tres líneas están sangrados 4 cm del margen izquierdo, de letra más pequeño, espacio simple, sin comillas y sin cursiva.

En las citas indirectas, sólo el nombre del autor se inserta en el texto, se utiliza una letra mayúscula con la fecha entre paréntesis. Si el nombre del autor entre paréntesis viene, todas las letras en mayúsculas, seguida de la fecha sin la necesidad de poner la página.

Ejemplo:

En vista de Arendt (1997), en que la educación debe su carácter conservador es esencial que el mundo no se convierte en mortal como mortales, para que el mundo va a continuar y renovar cada nueva generación.

Que la educación debe su carácter conservador es esencial que el mundo no se convierte en mortal como mortales, para que el mundo va a continuar y renovar cada nueva generación (ARENDT, 1997) .

* Este formato de cita también se aplica al caso de declaraciones o entrevistas.

En el servicio de la cita - emplea la expresión latina citado en (al lado) o su equivalente en portugués "citado por", para identificar una fuente secundaria que fue realmente consultado. La obra de referencia citado debe venir en las notas o en el marco de la referencia al final del texto.

Ejemplo:

En el texto:

Un modelo de liderazgo estudiado y utilizado extensivamente en la década de 1960 fue la Rejilla Gerencial (BLAKE; MOUTON¹, 1972 apud RONCHI, 2007).

Nota al pie :

¹ BLAKE, R. R.; MOUTON , J. S. La estructuración de una empresa dinámica a través del desarrollo organizacional de tipo Grid. Sao Paulo: Edgard Blücher, 1972.

Las citas de varios de los mismos documentos de autor y la fecha deben distinguirse añadiendo letras minúsculas alfabéticamente después de la fecha. Estas cartas también deben ser incluidos en las referencias.

Ejemplo:

Vygotsky (1998a)

Vygotsky (1998b)

o

(VYGOTSKY, 1998a, p 55).

(VYGOTSKY, 1998b, 37).

Referencias

Las referencias deben seguir las normas de la ABNT para este sistema (NBR 6023). Ellos deben ser listadas al final del artículo, sólo alineados al margen izquierdo, identificar si cada documento individualmente en un solo espacio, separados entre sí por dos espacios.

Libros

VASQUEZ, A. S. Filosofía de la praxis. Río de Janeiro: Continuum, 1997.

SAVIANI, D. Histórico y pedagogía crítica: primeras aproximaciones. 3. ed. Sao Paulo: Cortez/Autores Asociados, 1992.

Capítulos de libros

- Capítulo y libro del mismo autor:

CANDAU, V. M. Educación y cultura(s) todos los días: similitudes y diferencias. En: ______. (Eds.). Reinventar la escuela. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 61-78.

- Capítulo y el libro con diferentes autores:

EVANGELISTA , O. La formación del profesorado universitario: el debate de los años 1920 y experiencia de São Paulo de 1930. En: Moraes, M. C. M. de (ORG). Ilustración a la inversa:

la producción de conocimiento y la política de la enseñanza de la información. Río de Janeiro: DP & A, 2003.

- Autor de la entidad

ASOCIACIÓN BRASILEÑA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 - Información y documentación: las referencias: elaboración. Río de Janeiro, 2002. 24p.

CONSEJO NACIONAL DE EDUCACION. Pleno Municipal. CNE / CP n. 1. Desde el 15 de mayo de 2006. Establecer lineamientos curriculares nacionales para la licenciatura en pedagogía. Disponible en: <http://WWW.mec.gov.br>. Acceso el: 10 de julio 2010.

- Más de un autor (separados por punto y coma)

Berge, P., Pomeau, Y; DUBOIS - Gance, M. Ritmos del caos . Sao Paulo: Editora UNESP, 1996.

- Más de tres autores

GAUTHIER, C. et al. Para una teoría de la pedagogía: la investigación contemporánea en el conocimiento del maestro. Traducción de Francisco Pereira. Ijuí : Ed UNIJUI , 1998.

- Las series y colecciones

MIGLIORI, R. Paradigmas y educación. Londres: Acuario, 1993 . 20 p. (Visión del Futuro, v 1.)

- Libro electrónico

ROSARIO, A. B.; Kyrillos NETO, F., Moreira, J. De O. (Eds.). Rostros de la violencia contemporánea: clínica y de la sociedad. Barbacena: EdUEMG 2011. Disponible en: <http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PubLocal172P20120518123259.pdf>. Acceso: 02 de octubre 2011

Artículo de periódico

SAVIANI. D. El campo académico de la pedagogía en Brasil: perspectivas históricas. Paideia - Cuadernos de Psicología de la Educación, de Toronto, vol. 14, n. 28, p . 113-124, mayo/agosto 2004.

Tesis, tesinas y monografías

ALMEIDA, L. C. Curso de Pedagogía de la Unicamp: Marcas de entrenamiento. 2008. 199 f. Tesis (Maestría en Educación) - Facultad de Educación de la Universidad de Campinas, Campinas, 2008.

Los trabajos presentados en conferencias

FRANCO, M. A. S. Conocimientos pedagógicos y la práctica docente. En: ENDIPE: la educación, los procesos de formación formal y no formal y conocimiento de la educación, 13 . 2006, de Recife. Proceedings... Recife: Editions bagazo, 2006. v.1 , p. 27-50.

CONDICIONES PARA LA PRESENTACIÓN

Como parte del proceso de envío , se requiere que los autores que indiquen que su envío cumpla con respecto a todos los elementos que se enumeran a continuación. Las presentaciones que no cumplan con las normas serán devueltos a los autores.

1. La contribución es original e inédita y no está siendo evaluado para su publicación en otro lugar , de lo contrario deberá justificarse en "comentarios al editor."

2. El archivo de la presentación en Microsoft Word, OpenOffice o formato RTF.

3. Se han proporcionado las URL de las referencias cuando sea posible.

4. El texto tiene interlineado simple, utilizando un tipo de letra de 12 puntos; se usa cursiva en vez de subrayado (exceptuando las direcciones URL); figuras y tablas están dentro del texto, no al final del documento como datos adjuntos.

5. El texto cumple con los requisitos bibliográficos y de estilo indicados en las Normas de autores, el Acerca de la Revista.

6. En caso de presentación de una sección con revisión por pares (por ejemplo, artículos), el se siguieron las instrucciones disponibles para garantizar la evaluación anónima.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDAD

Los nombres y direcciones de correo-e introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines declarados por esta revista y no estarán disponibles para otros fines o para terceros.

 

 

 

 

 

 

 

04. Horario

EVENTOS

FECHAS

Presentación de artículos a Scias Arte / Educación

Desde 23 Marzo hasta 10 de Mayo 2015

Revisión de los artículos por el cuerpo

Consultores del Consejo Editorial

Desde 11 Mayo hasta 10 de Junio 2015

Notificación de las comunicaciones aceptadas y el contacto con los autores

Desde 11 Junio a 10 de Julio 2014

Composición tipográfica, revisión editorial y la publicación final del artículo aceptado

Desde 11 de Julio a 30 de Agosto 2015

 

 

05 . Los resultados del análisis del Consejo Editorial

Una lista de los artículos seleccionados se publicará en la página web de la UNIVERSIDAD DE MINAS GERAIS, disponible en la dirección http://www.uemg.br/openjournal/index.php/SCIAS. No habrá ningún tipo de recompensa o remuneración para los autores a que tubieran sus trabajos seleccionados.

06 . Aclaraciones e información adicional

Aclaraciones e información adicional sobre el contenido de esta convocatoria se pueden obtener a través de la revistascias@uemg.br, teléfono 55 (31) 3239-5918 e-mail, en referencia a la SCIAS ARTE/EDUCACIÓN.

07 . La anulación o revocación de la Convocatoria Pública

En cualquier momento, la presente convocatoria pública puede ser revocada o anulada en su totalidad o en parte, a la discreción del COED/FAE/CBH/UEMG, sin incurrir en ningún tipo de indemnización o reclamo de cualquier naturaleza. El COED/ FAE/CBH/UEMG podrá cancelar esta convocatoria publica en caso de que el Consejo editorial no se pronuncie en un plazo de 30 dias a contar de la entrega de las propuestas para analisis.

 

Belo Horizonte, Marzo/2015


[1] ¹El Centro de Investigaciones sobre la Educación y el Conocimiento - COED - inició operaciones en FAE / CBH / UEMG en 2007. Desde entonces, la investigación ha desarrollado un amplio conocimiento acerca de, perspectiva dialógica y contemporáneo. El COED desarrolla propuestas de diálogos relativos a las concepciones del conocimiento como una entidad cultural investiga este tipo de relaciones con la práctica educativa.