Inclusão Escolar, Formação Docente e Arte: em busca de uma educação da e para a sensibilidade

Autores

  • Daniela Fantoni de Lima Alexandrino Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações entre arte, inclusão escolar e formação docente, buscando compreender o papel de um educador mais sensível às realidades e diferenças que temos hoje nas instituições escolares. Dessa forma, separamos esse texto em três partes: a primeira aborda sobre a inclusão escolar, apontando encontros e desencontros que esse conceito teve ao longo do caminho. A segunda, conjetura sobre a formação docente voltada para a diversidade, mostrando o importante papel que o professor tem diante seus alunos. Já a terceira parte relaciona inclusão escolar e a arte, trazendo o pensamento de que a formação docente deve ser voltada para a sensibilidade do futuro professor. Concluiu-se que arte, inclusão e formação docente podem juntas libertar os professores de hábitos enrijecidos, promovendo um propósito decente e docente e criando o tipo de escolas que as crianças efetivamente merecem e que a cultura realmente precisa.

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

Alexandrino, D. F. de L. (2019). Inclusão Escolar, Formação Docente e Arte: em busca de uma educação da e para a sensibilidade. SCIAS - Arte Educação, 5(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/1111