PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES HABITUAIS DE ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO MONLEVADE

Autores

  • Telma Ellen Drumond Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como propósito descrever o Plano de Formação em Artes desenvolvido pelas escolas da rede municipal de educação de João Monlevade em 2012. Inserido no contexto da formação continuada de professores e pedagogos da Educação Infantil, a formação teve como proposta de trabalho iniciar a discussão sobre a necessidade de se conceber a Arte como área do conhecimento, sensibilizando o grupo para o papel importante dos professores que propõem e mediam constantemente as atividades habituais de Arte para crianças. Partindo dessa conscientização, os profissionais foram sendo capacitados em encontros mensais, recebendo formação teórica e prática, e essas experiências, transformadas em conhecimentos, foram multiplicadas nas escolas de Educação Infantil. Foi dado início a uma sequência de trabalho que envolveu a elaboração de um currículo de Arte, a formação continuada dos pedagogos e professores na área da Arte e a elaboração de projetos especiais como mostras e exposições dos trabalhos dos alunos.

Biografia do Autor

Telma Ellen Drumond Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora de Humanidades e Ciências Sociais da FaEnge/UEMG. Mestra em Educação. Especialista em Supervisão Educacional, em História e Geografia, em Metodologia da Educação Superior e em Sociologia e Filosofia. Subcoordenadora do Curso de Engenharia Ambiental da UEMG campus João Monlevade.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

Drumond Ferreira, T. E. (2019). PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTE: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES HABITUAIS DE ARTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO MONLEVADE. SCIAS - Arte Educação, 5(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/1160