A PRESENÇA DA ARTE NO PIBID UEMG: diálogos entre arte e educação

Ana Paula Andrade, Andréa Silva Gino

Resumo


O diálogo entre arte e educação é abordado, neste artigo, através do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência da Universidade do Estado de Minas Gerais – PIBID UEMG. Apresentamos a importância do PIBID como um programa de formação de docentes em nível superior para a Educação Básica. Focalizamos a presença da arte nos subprojetos do PIBID UEMG identificada no relatório anual de atividades de 2016: em especial, os subprojetos específicos das artes: Artes Plásticas, Artes Visuais, Música – Instrumento ou Canto e Música – Educação Musical Escolar; como também no subprojeto Pedagogia Leopoldina e o Interdisciplinar que trata de questões afrobrasilidades (CBH). Trabalhamos com os seguintes autores: Nacarato (2013); Pérez Gómez (2000); Pimentel, Cunha e Moura (2006); Sales (2010); e Vasconcellos (s.d).

Palavras-chave: arte e educação, diálogos, PIBID UEMG, formação de professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.