A PRESENÇA DA ARTE NO PIBID UEMG: diálogos entre arte e educação

Autores

  • Ana Paula Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Andréa Silva Gino Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Resumo

O diálogo entre arte e educação é abordado, neste artigo, através do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência da Universidade do Estado de Minas Gerais – PIBID UEMG. Apresentamos a importância do PIBID como um programa de formação de docentes em nível superior para a Educação Básica. Focalizamos a presença da arte nos subprojetos do PIBID UEMG identificada no relatório anual de atividades de 2016: em especial, os subprojetos específicos das artes: Artes Plásticas, Artes Visuais, Música – Instrumento ou Canto e Música – Educação Musical Escolar; como também no subprojeto Pedagogia Leopoldina e o Interdisciplinar que trata de questões afrobrasilidades (CBH). Trabalhamos com os seguintes autores: Nacarato (2013); Pérez Gómez (2000); Pimentel, Cunha e Moura (2006); Sales (2010); e Vasconcellos (s.d).

Palavras-chave: arte e educação, diálogos, PIBID UEMG, formação de professores.

Biografia do Autor

Ana Paula Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutoranda em Educação na UFRJ. Mestre em Educação pela UERJ. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Inglês. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área da educação: formação docente, currículo, história da educação. É pesquisadora da Formação Docente e de Currículo e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógido NFTD/FaE/UEMG; também, da História da Educação e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação NEPHE/FaE/UEMG; e do Grupo de Estudos Panóptico da FaE/UFMG.

Andréa Silva Gino, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Especialização em Orientação Educacional (PUC-MG), Especialização em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais, Mestrado em Tecnologia, área de concentração Educação Tecnológica, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FaE/UEMG e coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UEMG. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Psicopedagogia. Desenvolve junto as redes públicas e privadas Assessoria Pedagógica e Formação Docente.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

Andrade, A. P., & Gino, A. S. (2019). A PRESENÇA DA ARTE NO PIBID UEMG: diálogos entre arte e educação. SCIAS - Arte Educação, 5(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/1168