LEITURA DA LITERATURA - demandas e percursos – (algumas considerações)

Autores

  • Agostinho Vieira Neto UEMG
  • Letícia Schneider de Pinho Dias FAE/CBH/UEMG

Resumo

Este texto se abre apontando para um possível diálogo entre o título e a epígrafe apresentada. Em tal perspectiva dialógica, é importante que se enfatize, desde o título, a questão da linguagem literária, suas demandas e percursos de leitura – então sinalizados no fragmento poético acima.

 

Assim, em consideração inicial, são abordados mecanismos da expressão literária que, na verdade, envolvem uma linguagem que é, por natureza, plural, múltipla, capaz de nos mostrar suas “mil faces secretas”. E tal multiplicidade de faces constitui o perene desafio que marca todo o trabalho de desvelamento do texto literário, em cuja trajetória de demandas e descobertas a pergunta “trouxeste a chave?” torna-se recorrente.

 

A chave que move a ‘fechadura’ do texto literário não deve ser procurada apenas no texto em si, ou seja, no elemento linguístico apresentado no seu aspecto vocabular e semântico. Esta ‘chave’ deverá ser encontrada nas entrelinhas e interstícios das palavras que compõe o texto. Nestes espaços aparentemente ‘vagos’, ‘lacunares’ podem ser encontrados os caminhos essenciais para se chegar a um espaço de proveitosa interlocução com a linguagem literária.

Palavras chave: linguagem, educação, literatura, linguística

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

Neto, A. V., & de Pinho Dias, L. S. (2013). LEITURA DA LITERATURA - demandas e percursos – (algumas considerações). SCIAS - Arte Educação, 1(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/395