Caderno de artista: Narrativas autobiográficas

Autores

  • Rosvita Kolb Bernandes Guignard/UEMG

Resumo

O artigo apresenta um relato inicial do desenvolvimento da proposta apresentada por um grupo de alunas do curso de Licenciatura em Educação Artística da Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)[1], em sua experiência docente na Escola Municipal Florestan Fernandes. A proposta feita às alunas consiste da criação de um caderno, no qual cada aluna bolsista registra as suas experiências poéticas e estéticas, usando não só a escrita, mas o desenho, a fotografia e colagens. O referencial teórico central desta proposta é Walter Benjamin[2] que apresenta o ato de rememorar como possibilidade para a reflexão que conduz a intervenções e construções para o tempo presente.


[1] O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foi implementado, em nível nacional, através de edital MEC/CAPES/FINDE, em 2007, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública.

[2] BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: rua de mão única. 5. ed. São Paulo-SP: Brasiliense, 1995.

Biografia do Autor

Rosvita Kolb Bernandes, Guignard/UEMG

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pelo Centro Universitário Feevale (1979), Especialização em Arte-Educação pela USP e Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2011). Leciona Arte no Ensino Fundamental desde 1978. Foi professora da Escola Balão Vermelho. Hoje é professora efetiva da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde leciona para cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura de Educação Artística. Foi professora do curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É assessora das proposições curriculares da educação infantil da Prefeitura de Belo Horizonte.Tem experiência na área de ensino de Arte e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, educação estética, narrativas de formação, abordagem autobiográfica, história de vida.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Bernandes, R. K. (2013). Caderno de artista: Narrativas autobiográficas. SCIAS - Arte Educação, 1(1), 30–38. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/407