A Formação do Professor do Ensino de Arte na Escola: Uma Construção no Cotidiano da Disciplina

Autores

  • Raquel Lima Freitas Universidade Estadual do Ceará -UECE

Resumo

Os resultados aqui apresentados decorrem de pesquisa desenvolvida durante a disciplina de Arte Educação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE, ministrada no período de Agosto a Dezembro de 2012, realizada pelas alunas do curso sob a orientação da professora da disciplina como parte dos estudos da linha: O Ensino de Artes na Escola. A revisão bibliográfica está baseada em: (André, 2002), Barbosa (1975; 1984; 1998; 2002a; 2002b; 2002c; 2002d; 2005), Azevedo (2000; 2003; 2005), Rizzi (2002), Richter (2002; 2003) Varela (1986), BRASIL (1997; 2000), Britos (2009), OEI (2006), Fusari e Ferraz (1999; 2001), Martins (2002), Coutinho(2002)Pillar (2001), Parsons (1992) e UNESCO (2006) no tocante a formação do professor do ensino de artes na escola, finalizando o texto apontando para o atual perfil desenhado para uma formação docente adequada às exigências preconizadas pelas políticas planificadoras desta área de ensino.

Palavras-chave: Ensino de Artes. Formação de Professor. Escola.

Biografia do Autor

Raquel Lima Freitas, Universidade Estadual do Ceará -UECE

Mestranda no MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO - MAIE/UECE. Psicanalista Clínica - PC 06171 pela Associação Nacional de Psicanálise Clínica - ANPC. Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE (2000). Especialista em Metodologias do Ensino das Artes pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2001) e em Educação e Saúde Comunitária pela Escola de Saúde Pública do Ceará/ESP-CE (2007). Professora na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - Centro/FAFIDAM. Com experiência na Formação de Profissionais da Educação e da Saúde; em Coordenação de Projetos e Gerenciamento de Equipes. Atuando nas áreas do ensino das artes, políticas da educação, políticas da saúde e de comunidades e terapias holísticas.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Freitas, R. L. (2013). A Formação do Professor do Ensino de Arte na Escola: Uma Construção no Cotidiano da Disciplina. SCIAS - Arte Educação, 1(1), 50–63. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/409