No descortinar de leitura de mundo, territórios materiais e existenciais: Reflexões sobre as contribuições metodológicas da arte em oficinas pedagógicas com educandos da Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Este artigo pautado em uma pesquisa bibliográfica, busca instaurar reflexões sobre as possibilidades de utilização da arte nos desafios de potencialização leituras de mundo e territórios de educandos da EJA, especificamente no universo de oficinas pedagógicas, e assim a sua contribuição na criatividade e autoria, através destes atores sociais, tendo em vista a produção de desenhos, artefatos culturais e apropriação dos mesmos na perspectiva do objeto gerador de Ramos (2004). Baliza-se no conceito de leitura de mundo de Paulo Freire, articulado ao conceito de território através de alguns autores e nos processos criativos vivenciados pela arte através da noção de autoria e criatividade Pode-se constatar as possibilidades da arte nos desafios de potencialização leituras de mundo e territórios de educandos da EJA, e na promoção da criatividade e autoria dos educandos. A arte nesta perspectiva deve ser valorizada então na construção metodológica de nossas pesquisas e na formação de professores, e assim fundamentais na desconstrução dos estereótipos em relação aos educandos da EJA e suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Leituras de Mundo; Territórios; Educação de Jovens e Adultos; Arte; Oficinas pedagógicas.
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