A NEGAÇÃO: impedimentos produtivos na vida de um professor de artes

Autores

  • Wester castro Ferreira UFMG

Resumo

Qualquer docente sempre encontra inúmeras dificuldades para o desempenho de sua profissão. Seja a estrutura da escola que não atende suas necessidades ou a indisciplina de algum aluno que incomoda seu horário, tudo parece colaborar para que uma boa aula nunca aconteça. Ao encontrar dificuldades na elaboração de um plano de aula que satisfaça a si e a seus estudantes, um professor de Arte decide analisar sua biografia com a intenção de organizar o percurso que o levou à docência e descobre que as negações ao longo de sua vida representam em grande escala as escolhas que fez. Diante disso, esse professor busca novos estímulos e possíveis respostas para os desafios que serão encontrados na sua carreira profissional.

Biografia do Autor

Wester castro Ferreira, UFMG

Mestrando em Arte-educação pela Universidade Federal de Minas Gerais através do programa Prof-Artes. Professor credenciado à Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa/UFMG departamento de Gestão de Concursos). Parecerista do 7º CONFAEB (Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores). Graduado em Licenciatura e Bacharelado no curso de Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha desde 2011 com educação, lecionando teatro para alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas. Funcionário público pela secretária de educação da prefeitura municipal de Betim. Palestrante convidado na conferência 5° Encontro de Educadores de Betim com o tema Teatro na escola. Já trabalhou como ator, diretor e dramaturgo em diversos espetáculos, cenas curtas e intervenções urbanas. Dirigiu em 2010 a peça A Casa do Sol com reconhecimento da crítica e do público. Seus últimos trabalhos em teatro foram: a cena curta Cena Ruim e o espetáculo A velha na cadeira de rodas. Dramaturgo, tem exposto seus textos através de leituras dramáticas promovidas em diversos espaços culturais. Entre eles o projeto Janela da Dramaturgia pelo qual publicou dois de seus textos através da Editora Perspectiva.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Ferreira, W. castro. (2020). A NEGAÇÃO: impedimentos produtivos na vida de um professor de artes. SCIAS - Arte Educação, 6(2), 45–57. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4368