Avaliação em ensino de arte na educação – Os processos e as especificidades.

Autores

  • Moacir Gomes de Almeida FaE/CBH/UEMG

Resumo

Esse artigo comenta sobre os meios para a avaliação em arte. A importância de considerar a trajetória do avaliado e a necessidade de colocá-lo como protagonista de seu fazer artístico. O uso diversificado de instrumentos para a avaliação considerando o processo e não ater em erros. A avaliação qualitativa é a mais adequada em detrimento da avaliação quantitativa, não é mera atribuição de notas. A avaliação em Arte tem diferença da avaliação em outras disciplinas pelas suas especificidades. O ensino da arte é um campo de conhecimento e por consequência é um campo de pesquisa. O estudo da avaliação em Arte faz contribui então para o fortalecimento da área de arte e do ensino da arte.

Palavras chaves – conceitos de avaliação – ensino de arte – formas de avaliação

Biografia do Autor

Moacir Gomes de Almeida, FaE/CBH/UEMG

Possui mestrado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - com o assunto: formas avaliativas em ensino de arte: investigação em Escolas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (2016). Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música -( 2.o grau) pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (1998). Possui o título de especialista em Arte-Educação pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Betim - MG. Atua como professor de educação superior na Faculdade de Educação da UEMG desde de agosto de 2005 ministrando a disciplina de metodoloia do ensino de Arte para a educação infantil e ensino fundamental - séries iniciais. Orientou monografias na área de Arte. Foi membro efetivo do colegiado do curso de pedagogia. Faz parte do núcleo de pesquisa COED - conhecimento em educação e do núcleo de pesquisa Arte, educação e linguagem. Participou da comissão de elaboração e estudo do currículo do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UEMG. É membro do núcleo de extensão do curso de pedagogia da Fae/Uemg.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

de Almeida, M. G. (2020). Avaliação em ensino de arte na educação – Os processos e as especificidades. SCIAS - Arte Educação, 6(2), 79–96. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4411