ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores

Autores

  • Libéria Rodrigues Neves Escola Guignard UEMG; Fae UFMG
  • Bianca Xavier Lemes Escola Guignard UEMG
  • Nathalia Elisa Bruno Campos Escola Guignard UEMG

Resumo

O presente artigo refere-se aos resultados e apontamentos de pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica, vinculada ao curso de Licenciatura em Artes Plásticas (Educação Artística) oferecido pela Escola Guignard/UEMG. Refere-se a uma investigação que congrega o objetivo de pensar a prática docente e a formação de Arte-educadores atuantes em espaços não escolares, na cidade de Belo Horizonte. Para tal, foi desenvolvido um trabalho quantitativo e qualitativo pautado em mapeamento de instituições, seguido de visitas e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos Arte-educadores. Registra-se um grande número de espaços com resultados positivos, no que se refere ao ensino-aprendizagem de Arte. Entretanto, não são raras as queixas em relação à falta de profissionais, bem como falta de capacitação docente, no que respeita ao cotidiano desses espaços. Tal fato, muitas vezes, implica em trabalhos de puro entretenimento desenvolvidos sob a chancela da Arte-educação. Essa constatação sugere atentar para a necessidade de se destacar esse campo de atuação ao longo da formação acadêmica do Arte-educador universitário.  

Biografia do Autor

Libéria Rodrigues Neves, Escola Guignard UEMG; Fae UFMG

Graduação em Psicologia e especialização em psicologia escolar e educacional; Espcialista em Cultura Popular e Folclore; Mestre e Doutora em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela FaE UFMG. Professora da Psicologia no curso de licenciatura em Educação Artística da Escola Guignard UEMG; atriz profissional integrante do coletivo teatral Três Calados Cia. de Investigação Teatral. Coordenadora da pesquisa Arte-Educação em espaços não escolares.

Bianca Xavier Lemes, Escola Guignard UEMG

Bacharel e Licenciada em Educação Artísitica pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Artes com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte educação, plasticidades populares, espaços não escolares, escultura e tecelagem.

Nathalia Elisa Bruno Campos, Escola Guignard UEMG

Bacharel e Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Guignard UEMG. Arte-educadora atuante na área de mediação em galerias e museus.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Neves, L. R., Lemes, B. X., & Campos, N. E. B. (2014). ARTE-EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A formação e a atuação dos Arte-educadores. SCIAS - Arte Educação, 2(02), 70–84. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/473