ARTE: UMA PRÁXIS HUMANA

Autores

  • Raquel Lima Freitas Universidade Estadual do Ceará -UECE

Resumo

RESUMO: Este ensaio é resultante de estudos sobre práxis e da aproximação destes com a temática da arte, centro de interesse de minhas pesquisas sobre a ação dos professores do ensino de arte na escola nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram revisados textos de autores como Fischer (1976), Duarte Jr. (1994), Vázquez (1997), Mises (2010) e outros. O texto apresenta a arte enquanto ação essencialmente humana desde as primeiras intervenções do homem na natureza através da lapidação dos materiais encontrados na natureza em um ato transformador do mundo para mediar sua sobrevivência, concluindo que Arte e Trabalho se desenvolveram concomitantemente num fazer cotidiano de transformação do meio e de representação da identidade do homem em si mesmo e com o mundo – uma práxis humana.

 

Palavras-chaves: Práxis. Arte. Ação Humana.

Biografia do Autor

Raquel Lima Freitas, Universidade Estadual do Ceará -UECE

Mestranda no MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO - MAIE/UECE. Psicanalista Clínica - PC 06171 pela Associação Nacional de Psicanálise Clínica - ANPC. Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE (2000). Especialista em Metodologias do Ensino das Artes pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2001). Professora na UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - Centro/FAFIDAM. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação Docente e Representações Sociais, responsável pela Linha de Pesquisa – Ensino de Arte na Escola.

 

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Freitas, R. L. (2014). ARTE: UMA PRÁXIS HUMANA. SCIAS - Arte Educação, 2(02), 100–114. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/482