Ouro Preto/Vila Rica: convergências do imaginário cultural e artístico

Autores

  • Agostinho Vieira Neto Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

O texto apresentado volta-se, primeiro, para a constatação de que a cidade de Ouro Preto/ Vila Rica se constitui como um polo de manifestações do imaginário artístico e cultural.

Neste sentido e tendo como base duas obras literárias que têm como cenário essa cidade, a abordagem passa a considerar as articulações do signo literário com os signos de algumas artes, como o cinema, a música, o teatro e as artes visuais. Tais articulações evidenciam uma cadeia de traduções intersígnicas, que tentam conferir as possíveis representações da cidade. Essas representações buscam, através das articulações intersemióticas, ou seja, entre os signos das artes e da cultura, dotar Vila Rica / Ouro Preto de uma fisionomia, de um modo de ser que, muitas vezes, tende a transcender sua própria configuração física, geográfica e fotográfica.

Palavras-chave: imaginário artístico, cultura, literatura, cinema, música, teatro e artes visuais.

Biografia do Autor

Agostinho Vieira Neto, Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) . Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Neto, A. V. (2014). Ouro Preto/Vila Rica: convergências do imaginário cultural e artístico. SCIAS - Arte Educação, 2(02), 85–99. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/484