Fotografia e espaço urbano: a imagem como fonte histórica

Autores

  • Tarcísio Glauco da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Carangola
  • Elizete Oliveira de Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Carangola

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no acervo fotográfico do Arquivo Histórico e Geográfico de Carangola (AHGC), MG que teve por objetivo principal catalogar e digitalizar fotografias do referido Arquivo. Nosso objetivo neste estudo é discutir a utilização da fotografia como fonte histórica e como ferramenta de análise do espaço urbano, e não apenas como um complemento ou adereço ao texto. Procuramos discutir, também, as imagens, notadamente a fotografia, como componente transdisciplinar dentro do processo pedagógico de ensino e aprendizagem. Como resultados, ressaltamos que a preservação de acervos fotográficos são importantes para a construção da memória local, bem como para a utilização da fotografia como importante componente da pesquisa historiográfica de fontes.

Biografia do Autor

Tarcísio Glauco da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Carangola

Bacharel em Ciências da Logística (Curso de Oficial Intendente) pela Academia da Força Aérea (1984), Licenciado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (FAFILE 2000), Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Mestre em Historia Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e Especialista em Educação das Relações Étnico Raciais Afro-brasileiras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Professor e Coordenador do curso de História da Universidade do Estado de Minas (UEMG) - Unidade de Carangola. Professor do Colégio Equipe - Carangola. Participa do grupo de pesquisa Educação, História e Movimentos Sociais (UEMG) e do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias - LEHPI (UFES).

Elizete Oliveira de Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Carangola

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Pedagoga das Escolas Municipais do Campo de Carangola. Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da UEMG - Unidade Carangola. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, pesquisa em educação, classes multisseriadas, educação de jovens e adultos e formação de professores. Participa do grupo de pesquisa Educação, História e Movimentos Sociais (UEMG).

 

Downloads

Publicado

2014-11-17

Como Citar

Silva, T. G. da, & Oliveira de Andrade, E. (2014). Fotografia e espaço urbano: a imagem como fonte histórica. SCIAS - Arte Educação, 3(3), 12–32. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/566

Edição

Seção

Artigos