A importância do ensino da arte na formação: uma abordagem sobre cognição

Autores

  • Fabrício Andrade Pereira FaE/CBH/Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação
  • Ana Carolina Cézar de Oliveira CP/FAE/CBH/UEMG
  • Jéssica Aja Menezes Nascimento CP/FAE/CBH/UEMG
  • Nayara Nara Barbosa CP/FAE/CBH/UEMG

Resumo

Resumo:

Este artigo discute sobre ativações de redes neuronais que resultam, possivelmente, no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Enfatiza, em seu escopo, a importância desses processos no Ensino de Arte. Além disso, trata da importância de ações educacionais no preparo e na formação de qualidade de professores e pedagogos que trabalham com a Arte/Educação. Aborda sobre as contribuições de um ensino significativo para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. Versa acerca do desenvolvimento de habilidades e capacidades e foca principalmente na construção de conhecimento e no estabelecimento de processos de ensino-aprendizagem. Infere que as instituições de ensino se tornam fundamentais no desenvolvimento de um sujeito crítico-reflexivo. Sendo assim entende-se que o desenvolvimento cognitivo é um processo contínuo, que deve ser estimulado, gradativamente, no indivíduo desde o inicio da sua trajetória de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: cognição, Arte, educação, desenvolvimento, ensino-aprendizagem.

The importance of art education in training: an approach to cognition.

 

Abstract:

This article discusses about activations of neural networks that result, possibly, in the cognitive development of individuals. This article emphasizes, in its scope, the importance of these processes in Art Education. In addition, it addresses the importance of educational activities in the qualified preparation and training of teachers and educators who work with Art / Education. Therefore, this paper addresses on the contributions of a significant education to the cognitive development of students. This paper indicates the development of skills and capabilities, and focuses mainly on the construction of knowledge and the establishment of procedures for quality teaching and learning. It Infers that the educational institutions are key in developing a critical and reflective subject. So understand that cognitive development is a continuous process that must be nurtured gradually in the individual since the beginning of his or her path of teaching and learning.

 

Keywords: cognition, art, education, development, teaching and learning.

Biografia do Autor

Fabrício Andrade Pereira, FaE/CBH/Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação

É Doutor em Arte e Tecnologia da Imagem, ensino de arte, pela EBA/UFMG. Realizou estágio de doutorado na Universidade de Évora em Portugal. Possui mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem (EBA/UFMG, 2004); Especialização em Arte/Educação (FaE/UEMG, 2000); graduação em Licenciatura em Educação Artística (Escola Guignard/UEMG 1998). É Professor no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG), assim como da Estácio de Sá. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação na FAE/UEMG. Foi consultor da área de artes na elaboração das Proposições Curriculares da RME da Prefeitura de Belo Horizonte. É autor da obra Arte-Educação: emoção e racionalidade; (2006) pela coleção Selo Universidade da Editora Annablume (SP) com primeira edição esgotada e reimpressão realizada em 2009. É Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FAE/CBH/UEMG. Em 2014 será lançada sua obra: Arte/Educação: Paradigmas do século XXI, pela editora Annablume(SP).

Ana Carolina Cézar de Oliveira, CP/FAE/CBH/UEMG

Somos um grupo de trabalho de conclusão de curso. Estamos nos graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG. Fizemos um artigo baseado em nossas pesquisas,sobre a imporancia da Arte no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Jéssica Aja Menezes Nascimento, CP/FAE/CBH/UEMG

Somos um grupo de trabalho de conclusão de curso. Estamos nos graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG. Fizemos um artigo baseado em nossas pesquisas,sobre a imporancia da Arte no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Nayara Nara Barbosa, CP/FAE/CBH/UEMG

Somos um grupo de trabalho de conclusão de curso. Estamos nos graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG. Fizemos um artigo baseado em nossas pesquisas,sobre a imporancia da Arte no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Publicado

2014-11-21

Como Citar

Pereira, F. A., Cézar de Oliveira, A. C., Menezes Nascimento, J. A., & Barbosa, N. N. (2014). A importância do ensino da arte na formação: uma abordagem sobre cognição. SCIAS - Arte Educação, 3(3), 2–12. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/591

Edição

Seção

Artigos