A importância do ensino da arte na formação: uma abordagem sobre cognição

Fabrício Andrade Pereira, Ana Carolina Cézar de Oliveira, Jéssica Aja Menezes Nascimento, Nayara Nara Barbosa

Resumo


Resumo:

Este artigo discute sobre ativações de redes neuronais que resultam, possivelmente, no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Enfatiza, em seu escopo, a importância desses processos no Ensino de Arte. Além disso, trata da importância de ações educacionais no preparo e na formação de qualidade de professores e pedagogos que trabalham com a Arte/Educação. Aborda sobre as contribuições de um ensino significativo para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. Versa acerca do desenvolvimento de habilidades e capacidades e foca principalmente na construção de conhecimento e no estabelecimento de processos de ensino-aprendizagem. Infere que as instituições de ensino se tornam fundamentais no desenvolvimento de um sujeito crítico-reflexivo. Sendo assim entende-se que o desenvolvimento cognitivo é um processo contínuo, que deve ser estimulado, gradativamente, no indivíduo desde o inicio da sua trajetória de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: cognição, Arte, educação, desenvolvimento, ensino-aprendizagem.

The importance of art education in training: an approach to cognition.

 

Abstract:

This article discusses about activations of neural networks that result, possibly, in the cognitive development of individuals. This article emphasizes, in its scope, the importance of these processes in Art Education. In addition, it addresses the importance of educational activities in the qualified preparation and training of teachers and educators who work with Art / Education. Therefore, this paper addresses on the contributions of a significant education to the cognitive development of students. This paper indicates the development of skills and capabilities, and focuses mainly on the construction of knowledge and the establishment of procedures for quality teaching and learning. It Infers that the educational institutions are key in developing a critical and reflective subject. So understand that cognitive development is a continuous process that must be nurtured gradually in the individual since the beginning of his or her path of teaching and learning.

 

Keywords: cognition, art, education, development, teaching and learning.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários