AS ARTES VISUAIS E AS RELAÇÕES DE PODER NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
São inúmeras as representações por meio de imagens às quais os sujeitos são confrontados no cotidiano. Entretanto, as reflexões a respeito dessas imagens encontram-se aquém de necessidades discursivas que interliguem elementos estéticos e visuais ao que representam nas relações de poder na sociedade. Quando as artes visuais são abordadas de forma constitutiva de um singular campo do conhecimento e de aprendizagem, percebem-se limitações quanto ao acesso a materiais didáticos que relacionem imagens a relações de poder. Existe ainda uma ligação histórica das representações imagéticas trabalhadas no ambiente escolar relacionada a visões estereotipadas e preconceituosas, que esbarram em padrões sociais que dificultam a apreciação crítica das mesmas. A abordagem crítica das artes visuais pode favorecer a aquisição de conhecimentos e saberes de modo que possam agregar valores e significados capazes de provocar reflexões e mudanças paradigmáticas futuras em relação às imagens, tanto discursivas quanto atitudinais no conjunto de elementos visuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.