Filosofia e RAP: construindo alternativas de educação para o ensino médio

Autores

  • Manoel Alves de Araujo Neto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Resumo

Resumo - As músicas de RAP possuem uma natureza persuasiva capaz de suscitar nos jovens negros (as) o senso crítico aos problemas sociais e raciais. Em contextos excludentes, o RAP promove a afirmação e o autoreconhecimento, configurando-se como superação prática dos desafios impostos pelo cotidiano. O (a) professor (a), ao analisar esses elementos, em dimensões filosóficas e pedagógicas, e trazendo metodologicamente para o debate no ensino médio de escolas públicas, poderá ter elementos aglutinadores de interesses na discussão de temas relacionados à ética e a política. Assim, o RAP servirá como possibilidade de educação libertária no ensino da Filosofia, com vista a valorizar o conhecimento e intelectualidade dos (as) jovens.

 

Palavras-chave: Filosofia. RAP. Educação. Conhecimento.

Biografia do Autor

Manoel Alves de Araujo Neto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Estudante de graduação no curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores - CFP. Bolsista do subprojeto Oficinas de análise das letras do cancioneiro popular brasileiro pelo Programa de Iniciação a Docência - PIBID, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Bolsista pelo Programa de Permanência Qualificada - PPQ financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Pesquisador/colaborador do Grupo de pesquisa Educação e Relações Étnico Raciais - ERER coordenado pela profª Drª. Dyane Brito Reis Santos. Membro do Programa Permanente de Extensão O Centro de Artes de Amargosa: Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade - CAsA do DUCA. Pesquisador e militante no Núcleo de Negras e Negros - Irmandade Sankofa.

Downloads

Publicado

2015-10-15

Como Citar

de Araujo Neto, M. A. (2015). Filosofia e RAP: construindo alternativas de educação para o ensino médio. SCIAS - Arte Educação, 4(4), 89–109. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/886

Edição

Seção

Artigos