Direitos Humanos LGBT: estudo de caso sobre o acolhimento a travestis, transexuais e transgêneros em Belo Horizonte

Autores

Resumo

O artigo contextualiza a temática Direitos Humanos para a população LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. Objetivou analisar as ações de uma entidade da sociedade civil no acolhimento a pessoas LGBT. Com o aporte teórico preconizado pelos documentos da ONU, dos movimentos sociais e das políticas públicas governamentais no Brasil elaborou-se questão: Quais demandas da população LGBT são atendidas por uma entidade da sociedade civil, na defesa dos direitos humanos baseados na orientação sexual e identidade de gênero? À luz da aplicação da legislação internacional de direitos humanos referentes à orientação sexual e identidade de gênero verificou-se que as demandas do grupo de pessoas atendidas na entidade situam-se no âmbito dos Direitos ao Trabalho, à Educação e à Moradia. Conclui-se que a referida entidade preenche lacunas deixadas pelas políticas públicas no atendimento às demandas da população LGBT, indicando maneiras para efetivação dos direitos do referido grupo social.

Biografia do Autor

Corina Alves Farinha, UEMG - Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves

Mestre em Educação Tcnológica, Lato Sensu em Educação Tecnológica e Metodologia do Ensino Superiro, Bacharel em Administração. Leciona na FaPP, nos cursos Gestão Públcia, Processo Gerenciais e Recursos Humanos as disciplinas: Teoria das Organizações e Planejamento Organizacional. Leionou a disciplina optativa Gestão de Pessoas para o curso Gestão Pùblcia. Leciona na modalildade EaD, bacharelado em Adm Pública, as disciplinas: Planejamento, Organização e Tomada de Decisão, Gestão de Operações e Logística. Na pós-graduação leciona: Elaboração, Execução e Avaliação de Projetos.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Farinha, C. A. (2018). Direitos Humanos LGBT: estudo de caso sobre o acolhimento a travestis, transexuais e transgêneros em Belo Horizonte. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 1(1), 148–165. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/2525