Redes migratórias enquanto mecanismos de apoio ao retorno no projeto migratório

Autores

  • Isabela Bento dos Santos Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania; PUC Minas

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a migração internacional de retorno ao Brasil através da abordagem de redes migratórias e sociedade em rede. Parte-se do pressuposto que as redes migratórias, ampliadas e difundidas pela sociedade em rede, são mecanismos de apoio neste processo. Foram realizadas revisão bibliográfica e análise documental. Observamos que os fluxos migratórios internacionais estruturam-se a partir de redes, estas envolvendo uma multiplicidade de atores e laços relacionados à migração, tais como indivíduos, grupos, famílias, instituições, que desempenham função de suporte ao migrante em seu retorno ao Brasil.

Biografia do Autor

Isabela Bento dos Santos, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania; PUC Minas

Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, área de Concentração: Cidades: Cultura, Trabalho e Políticas Públicas, linha de pesquisa: Cultura, Identidades e Modos de Vida. Possui Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). É Assessora na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais. Possui interesse nas áreas de relações internacionais, ciências sociais, migrações internacionais, políticas migratórias, antropologia cultural, identidades, cooperação internacional, políticas públicas.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

dos Santos, I. B. (2018). Redes migratórias enquanto mecanismos de apoio ao retorno no projeto migratório. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 1(1), 114–133. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/2528