Direitos Humanos: O que dizem futuros professores?

Autores

  • Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio Doutoranda em Educação FAE/UFMG. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da UEMG/Ibirité. Membro do grupo de pesquisa "Laboratório sobre Estudos da Docência" (LEDOC).
  • Carolina Zimer Silva Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.
  • Claudiane Soares Werneck Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.
  • Karina Emaculada Rocha Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.

Resumo

A partir da década de 2000, a discussão sobre a educação em direitos humanos entra para a agenda política do país, em consonância com as diretrizes que orientam a temática. É nesse cenário que o presente artigo se interessa pelo processo formativo de futuros professores, no que diz respeito a uma educação para os direitos humanos, e aponta como foco o que dizem os alunos do curso de Pedagogia sobre os direitos humanos. Inserindo-se no campo das representações sociais, o artigo debruça-se sobre o dito e o representado por graduandos em Pedagogia, a partir da temática direitos humanos. Utilizamos como estratégia metodológica a aplicação de questionários. Objetivamos apreender quais fundamentos esses estudantes acionam ao se posicionarem perante questões que envolvem, direta ou indiretamente, a temática dos direitos humanos. Com base em nossos achados, reafirmamos a importância da universidade debruçar-se sobre o debate acerca das noções e fundamentos que orientam os direitos humanos, frente a discursos de ódio e intolerância.

Biografia do Autor

Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio, Doutoranda em Educação FAE/UFMG. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da UEMG/Ibirité. Membro do grupo de pesquisa "Laboratório sobre Estudos da Docência" (LEDOC).

Doutoranda em Educação FAE/UFMG. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da UEMG/Ibirité. Membro do grupo de pesquisa "Laboratório sobre Estudos da Docência" (LEDOC).

Carolina Zimer Silva, Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.

Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.

Claudiane Soares Werneck, Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.

Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.

Karina Emaculada Rocha, Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.

Graduada em Pedagogia - UEMG/Ibirité.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Dorotéio, P. K. S. S., Silva, C. Z., Werneck, C. S., & Rocha, K. E. (2018). Direitos Humanos: O que dizem futuros professores?. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 1(1), 18–37. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/2611