Direitos Humanos: O que dizem futuros professores?

Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio, Carolina Zimer Silva, Claudiane Soares Werneck, Karina Emaculada Rocha

Resumo


A partir da década de 2000, a discussão sobre a educação em direitos humanos entra para a agenda política do país, em consonância com as diretrizes que orientam a temática. É nesse cenário que o presente artigo se interessa pelo processo formativo de futuros professores, no que diz respeito a uma educação para os direitos humanos, e aponta como foco o que dizem os alunos do curso de Pedagogia sobre os direitos humanos. Inserindo-se no campo das representações sociais, o artigo debruça-se sobre o dito e o representado por graduandos em Pedagogia, a partir da temática direitos humanos. Utilizamos como estratégia metodológica a aplicação de questionários. Objetivamos apreender quais fundamentos esses estudantes acionam ao se posicionarem perante questões que envolvem, direta ou indiretamente, a temática dos direitos humanos. Com base em nossos achados, reafirmamos a importância da universidade debruçar-se sobre o debate acerca das noções e fundamentos que orientam os direitos humanos, frente a discursos de ódio e intolerância.


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