Garantia do direito da criança e do adolescente sob medida protetiva à convivência familiar e comunitária: retrato das Famílias Acolhedoras no Brasil

Autores

  • Lilian Cordeiro Bernardes
  • Ana Carolina Souza
  • Marina Rodrigues Siqueira

Resumo

A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecem que a criança/adolescente sob medida protetiva têm o direito à convivência familiar e comunitária. O Serviço Família Acolhedora é um instrumento garantidor desse direito, tendo as famílias habilitadas como coparticipes e executoras dessa política. O objetivo desse artigo é demonstrar, através de dados do Conselho Nacional de Justiça e do Censo SUAS, o mapa brasileiro das Famílias Acolhedoras, não sem antes apresentar um breve histórico da lenta e gradual construção dos direitos da criança e do adolescente. Os resultados demonstram que está ocorrendo a violação do direito à convivência familiar e comunitária, uma vez que o número de crianças institucionalizadas sobrepõe de forma estarrecedora o número de crianças em acolhimento familiar.  

Biografia do Autor

Lilian Cordeiro Bernardes

Lilian Cordeiro Bernardes é bacharel em Gestão Pública pela UFMG e Pós-graduada em Gestão Pública Municipal, pela UEMG. Atualmente é bolsista do IPEAD, vinculado à Faculdade de Economia da UFMG, em parceria com o Centro Internacional de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Faculdade de Filosofia e Ciências humanas da UFMG.

 

Ana Carolina Souza

Ana carolina é bacharel em Gestão Pública  e Mestre em Ciência Política, pela UFMG.  É Analista Técnica de Políticas Sociais no Ministério do Desenvolvimento Social.

 

 

Marina Rodrigues Siqueira

Marina Rodrigues Siqueira é é doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Ciência Política pela mesma universidade (2013) e especialista em metodologias quantitativa e qualitativa. Graduou-se como Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2010 e na Licenciatura em Ciências Sociais em 2016. 


 

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

Bernardes, L. C., Souza, A. C., & Siqueira, M. R. (2019). Garantia do direito da criança e do adolescente sob medida protetiva à convivência familiar e comunitária: retrato das Famílias Acolhedoras no Brasil. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(1), 30–46. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/3610