Brincadeiras africanas para a educação inclusiva
Resumo
O projeto Brincadeiras Africanas para a educação inclusiva surgiu da demanda de propor alternativas para se trabalhar a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003) – que tornou obrigatório o ensino de culturas e histórias africanas e afro-brasileiras nas escolas públicas do Brasil – com alunos do público alvo da educação especial. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos de raça e da educação especial, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de metodologia de atividades com esse público tendo em vista a educação para as relações étnico-raciais, qual sejam, as brincadeiras africanas. Essa metodologia foi desenvolvida a partir de uma pesquisa-ação em uma escola de Belo Horizonte voltada para a educação de alunos com diferentes tipos de deficiências. Como resultado, aponta-se que os alunos, a partir das vivências realizadas nas oficinas de brincadeiras, puderam compreender melhor diferentes culturas africanas, mostrando que a educação para as relações étnico-raciais pode ser realizada em diferentes contextos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).