JUVENTUDE POBRE, ESCOLA PÚBLICA E CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE FUTURO: O QUE A CIDADANIA TEM A VER COM ISSO?

Geíse Pinheiro Pinto, Emanuel Vieira Pinto

Resumo


O presente texto traz um relato de experiência de um projeto de extensão que problematiza a relação entre juventude pobre e a construção do seu projeto de futuro, destacando o exercício da cidadania como um orientador fundamental desta discussão.  O objetivo é apresentar uma discussão das especificidades socioculturais da juventude pobre em seus processos de escolarização, dando ênfase para os desafios e possibilidades para a construção de seus projetos de vida e as possibilidades do exercício de sua cidadania. A metodologia utilizada uma revisão bibliográfica e em um relato de experiência. Identificar que os discursos dos atores da escola é contraditório, em parte sinalizam para os mecanismos dos discursos hegemônicos que predominam no cotidiano escolar e que legitimam as práticas de não-cidadania e desqualificação da juventude pobre e por, outro lado existe posturas e desejos de transformação dessa realidade nos discursos dos funcionários, dos alunos, dos professores e dos coordenadores.

Palavras-chave: Juventude pobre; cidadania; escola pública; projeto de vida.


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