JUVENTUDE POBRE, ESCOLA PÚBLICA E CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE FUTURO: O QUE A CIDADANIA TEM A VER COM ISSO?

Autores

  • Geíse Pinheiro Pinto FACISA/BA
  • Emanuel Vieira Pinto FACISA/BA

Resumo

O presente texto traz um relato de experiência de um projeto de extensão que problematiza a relação entre juventude pobre e a construção do seu projeto de futuro, destacando o exercício da cidadania como um orientador fundamental desta discussão.  O objetivo é apresentar uma discussão das especificidades socioculturais da juventude pobre em seus processos de escolarização, dando ênfase para os desafios e possibilidades para a construção de seus projetos de vida e as possibilidades do exercício de sua cidadania. A metodologia utilizada uma revisão bibliográfica e em um relato de experiência. Identificar que os discursos dos atores da escola é contraditório, em parte sinalizam para os mecanismos dos discursos hegemônicos que predominam no cotidiano escolar e que legitimam as práticas de não-cidadania e desqualificação da juventude pobre e por, outro lado existe posturas e desejos de transformação dessa realidade nos discursos dos funcionários, dos alunos, dos professores e dos coordenadores.

Palavras-chave: Juventude pobre; cidadania; escola pública; projeto de vida.

Biografia do Autor

Geíse Pinheiro Pinto, FACISA/BA

Doutorado e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG) na linha de pesquisa sobre "Política, Participação Social e Processos de Identificação". Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Foi professora-tutora a distância da Universidade Federal de Minas Gerais e tutora do programa de extensão afirmação na pós da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora na FACISA/BA.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA/BA

Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Pesquisado Institucional do sistema E-MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Pinto, G. P., & Pinto, E. V. (2019). JUVENTUDE POBRE, ESCOLA PÚBLICA E CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE FUTURO: O QUE A CIDADANIA TEM A VER COM ISSO?. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(2), 84–106. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/3690