EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: A INVISIBILIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA COMO SER PORTADOR DE DIREITOS

Autores

  • Milene Fádua Viera dos Santos UNIBH

Resumo

Em 2018, segundo dados recentes do IBGE, os negros foram maioria na rede pública de ensino superior. As políticas de cotas têm sido cada vez mais importantes para a inserção de pessoas negras no ensino superior, tornando o ambiente acadêmico cada vez mais democrático. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de analisar como os Direitos Humanos no Brasil têm sido aplicados para ajudar as populações que se encontram em situação de marginalidade social. Nesse contexto, foram analisados dados que mostram como a população negra sofre com diferentes discriminações e, por esse motivo, encontra dificuldades de acesso à direitos básicos. Tendo em vista esses dados, esse artigo também buscou apresentar informações que revelam como os negros estão conseguindo quebrar diversas barreiras sociais. Para tal, foram analisados diferentes documentos pertinentes ao tema. Com base nas pesquisas, verificou-se que mesmo com as recentes conquistas, a população negra ainda carece de direitos fundamentais.

Biografia do Autor

Milene Fádua Viera dos Santos, UNIBH

Graduada em Relações Internacionais em 2019, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. Interesse e pesquisas nas áreas de raça, gênero e classe. Foco nas áreas sobre feminismo negro, interseccionalidade, Direitos Humanos e afins.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Santos, M. F. V. dos. (2019). EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: A INVISIBILIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA COMO SER PORTADOR DE DIREITOS. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(2), 128–143. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4191