ESCOLA DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EFDH): DESAFIOS NA FORMULAÇÃO E NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM MINAS GERAIS

Autores

  • Camila Felix Araujo Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE - MG
  • Fernanda Márcia de Lima Jales Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE - MG
  • Luísa De-Lazzari Bicalho Peixoto Resende Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE - MG

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as complexidades presentes na formulação e na implementação da Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH) vem afetando o seu desenho inicial e o alcance de seus objetivos entre os anos de 2014 a 2018. Mediante pesquisa qualitativa, estudo de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas, analisou-se o desenho da EFDH e o processo de formulação do mesmo, as ações de formação implementadas nesse período, os resultados alcançados e os desafios e obstáculos enfrentados. Observou-se que a formulação da EFDH foi uma etapa complexa permeada por diversas incertezas quanto ao ambiente de intervenção devido ao grande desafio da Escola de efetivar um projeto sistêmico de educação em direitos humanos no estado de Minas Gerais. Sua implementação também foi um processo complexo em que surgiram desafios e obstáculos. Diante dessas complexidades, a EFDH teve que adaptar seu desenho às necessidades do contexto. Contudo, apesar desses problemas, a EFDH está em pleno funcionamento, conseguiu implementar várias das ações de formação propostas em seu desenho e a Escola se constitui como uma proposta permanente no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).


Biografia do Autor

Camila Felix Araujo, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE - MG

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2013), MBA em Gestão Pública pelo Centro Universitário UNA (2015) e Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Atualmente é EPPGG do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Fernanda Márcia de Lima Jales, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE - MG

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2010), especialização em Direitos Humanos e Cidadania pelo Instituto de Direitos Humanos(2013) e especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa(2015). 

Luísa De-Lazzari Bicalho Peixoto Resende, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE - MG

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2014, graduada em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Participante da 2ª turma da Columbia Women’s Leadership Network in Brazil, edição 2019 – 2020. Faz parte da Rede Botín de Servidores Públicos, no Brasil denominada de Rede Vocare. Atualmente é Diretora de Políticas de Promoção e Educação em Direitos Humanos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE/MG). Em sua trajetória profissional já atuou como Diretora de Políticas de Promoção em Direitos Humanos pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC/MG), de outubro de 2016 a junho de 2019. Atuou também na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG/MG) como técnica do Núcleo Central de Parcerias com Oscips (NCPO) nos anos de 2014 e 2015. Possui experiências acadêmicas em outros países, tendo realizado programas de intercâmbio, aperfeiçoamento profissional e participado em seminários e eventos em Taiwan, Espanha, Estados Unidos, Chile e China.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Felix Araujo, C., de Lima Jales, F. M., & De-Lazzari Bicalho Peixoto Resende, L. (2019). ESCOLA DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EFDH): DESAFIOS NA FORMULAÇÃO E NA IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EM MINAS GERAIS. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(2), 17–38. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4203