O (im)possível do educar na cibercultura: reflexões psicanalíticas sobre educação, tecnologia e os desafios da docência na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3421

Palavras-chave:

psicanálise, educação, docência, tecnologia, cibercultura

Resumo

No campo da educação frequentemente nos deparamos com o mal-estar docente diante dos novos dispositivos tecnológicos que adentram as salas de aula, seja pelas mãos dos alunos, seja pela utilização de novas tecnologias aplicadas ao contexto educacional. Portanto, este estudo é uma investigação teórico-reflexiva acerca dos desafios da educação, incluindo professores e alunos, diante da cibercultura e da hiperconectividade contemporânea. Este trabalho apresenta uma discussão sobre as inovações tecnológicas vigentes na sociedade e suas vinculações com as dinâmicas e práticas pedagógicas, com base em contribuições de estudos em educação, filosofia, sociologia e psicanálise. Nesse contexto, a psicanálise, ao abrir espaço para a construção de um saber e para a produção de efeitos de significação num sujeito que, com isso, poderia transcender o lugar que lhe cabe no social e apontar na direção de seu desejo, parece oferecer algumas pistas para se pensar a relação entre a educação e as novas tecnologias.

Biografia do Autor

Samuel Alcântara, Universidade de Fortaleza

Samuel Alcântara é psicólogo e psicanalista em Fortaleza/CE. Mestrando do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza, com área de concentração em Estudos Psicanalíticos, pesquisador bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS). Analista com formação na CLIO - Associação de Psicanálise/CE e no Instituto de Psicanálise Lacaniana (IPLA/SP). Membro da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Ceará (CRP-11) e pesquisador associado a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Tem experiência clínica, atuação em Psicologia Hospitalar com atendimento a pacientes renais e em UTI geral, e Psicologia do Esporte com atletas de alto rendimento, sendo psicólogo integrante da comissão técnica da equipe Ceará Caçadores FA. Professor e pesquisador, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura e tecnologia, psicopatologia psicanalítica e novas formas de sofrimento e mal-estar na contemporaneidade. É frequentemente convidado de universidades e da sociedade civil organizada, tendo ministrado palestras, treinamentos e cursos junto a grandes empresas nacionais e multinacionais, além de presença constante em programas de televisão e rádio.

Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Psicologia e Psicopatologia Clínica - Université Lyon 2 (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), doutorado em Psicologia - Université Paris 13 (2002) e Pos-Doutorado - Université Rennes 2 (2015). Atualmente é professora titular do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza, psicanalista. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: psicanálise, laço social, discursos e práticas institucionais, psicopatologia da infância e da adolescência. E membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP "Psicanalise e educação"

Referências

ARRUDA, E. Relações entre tecnologias digitais e educação: perspectivas para a compreensão da aprendizagem escolar contemporânea. In: FREITAS, M. T. D. A. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Teixeira. Diretoria de Estudos Educacionais. Indicadores de fluxo escolar da educação básica.

Brasília: MEC, 2017.

BRUNO, A. R. Aprendizagem do adulto: contribuições para a construção de uma didática on-line. In: FREITAS, M. T. D. A. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

DUNKER, C. Intoxicação digital infantil. In: BAPTISTA, A.; JERUSALINSKY, J. Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Álgama, 2017. p. 117-145.

FORBES, J. Inconsciente e Responsabilidade: Psicanálise do Século XXI. Barueri, SP: Manole, 2012.

FREUD, S. Contribuições para uma discussão acerca do suicídio. In: Edição Standard Brasileira

das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XI. Rio de Janeiro: Imago, 1910/2006.

______. Análise terminável e interminável. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas

Completas de Sigmund Freud. Vol. XXIII Rio de Janeiro: Imago, 1937/2006.

______. Observações sobre o amor de transferência. In: FREUD, S. Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v. 10, 1915/2010.

______. O mal-estar na civilização. In: ______. Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v. 18, 1930/2010. p. 13-122.

______. O futuro de uma ilusão. In: ______. Obras completas. São Paulo: Companhia das Letras, v. 17, 1927/2014.

GUTIERRA, B. C. C. O mestre (im)possível de adolescentes - uma especial posição subjetiva na

transmissão. Estilos da Clínica, 7(12), 36-47, 2002.

______. Adolescência, psicanálise e educação: o mestre "possível" de adolescentes. São Paulo:

Avercamp, 2003.

KUPFER, M. C. M. Educação para o futuro: Psicanálise e Educação. São Paulo: Escuta, 2000.

KURZWEIL, R. Como criar uma mente: os segredos do pensamento humano. São Paulo: Aleph, 2014.

LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

MARIOTTO, R. M. M. Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir dos conceitos de transferência e discurso. Educar em Revista, Curitiba, v. 64, p. 35-48, Abril/Junho 2017.

MARTINS, J. B. A formação de professores no âmbito da abordagem. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 467-476, Setembro/Dezembro 2014.

NÓVOA, A. et al. Pesquisa em educação como processo dinâmico, aberto e imaginativo: uma

entrevista com António Nóvoa. Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 36(2),

PEREIRA, M. R. Os profissionais do impossível. Educação & Realidade, 38(2), 2013.

PRIOSTE, C. O adolescente e a internet: laços e embaraços no mundo virtual. São Paulo:

Edusp, 2016.

RÜDIGER, F. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. 2ª. ed. Porto Alegre:

Sulina, 2016.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Alcântara, S., & Lima, M. C. P. (2019). O (im)possível do educar na cibercultura: reflexões psicanalíticas sobre educação, tecnologia e os desafios da docência na contemporaneidade. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 1(1), 2–23. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3421