Quebrando paradigmas: A educação em meio às tecnologias

Autores

  • Maria Elizete Melo de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3620

Palavras-chave:

Paradigmas. Tecnologia. Educação. Ensino.

Resumo

A educação na atualidade, sofre modificações que são imprescindíveis para o processo de Ensino e Aprendizagem e estão ligadas ás tecnologias que se inseriram no contexto educacional, ocasionando um rompimento de paradigmas da educação tradicional, que por sua vez, cedeu lugar às novas formas de ensino interligadas à tecnologia da informação. Nesse sentido, as novas formas de educação se expandiram inserindo educandos e educadores no meio virtual, fazendo da tecnologia uma ferramenta indispensável para as novas formas de ensino. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é pesquisar sobre as técnicas da educação tradicional e os paradigmas contemporâneos; sua influência na educação atual por meio de uma pesquisa bibliográfica; ampliar o conhecimento sobre a educação, bem como sobre as tecnologias da informação no contexto educacional atual elencando os benefícios que a tecnologia da informação possibilita para o avanço da educação.

 

 

Biografia do Autor

Maria Elizete Melo de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

GRADUADA EM LETRAS, ESPECIALISTA EM DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR, PROESSORA SELETISTA DO IFPA - CAMPUS MARABA INDUSTRIAL.

Referências

BOCK. et al. Psicologias, uma introdução ao estudo de psicologia. Ed. Saraiva. Atualizada. 2001

BRASIL, Nota Conjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Comunicação. 1995. Disponível em > https://www.cgi.br/legislacao/notas/nota-conjunta-mct-mc-maio-1995. Acesso: 09 de abril de 2019.

BEHRENS, Maria Aparecida. Paradigmas da complexidade: metodologias de projetos, contratos, didáticos e portifólios. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BORGES, Marana; WEINBERG, Monica. Diploma sem sair de casa. 2009. Disponível em: https://veja.abril.com.br/Acesso em: 14 de abril de 2019.

CORRÊA, Michele Melo Cassiano. DELAVALLI, Caroline. Informática na Educação: Uso de aplicativos para estímulo do estudo em rede. UFR, 2014. Disponível em: www.uniriotec.br. Acesso: 09 de abril de 2019.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FLEURI, Luciana. Educadores apontam as ferramentas da internet que consideram mais importante no campo do ensino. Disponível em: http://blogeducacao.org.br. Acesso em: 12 de junho de 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.

GONÇALVES, I. A. Alfabetização científica, tecnológica ou científico-tecnológica?. Revista Paideia, 2002. (p. 38-48). Disponível em:

<http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/download/1328/899>. Acesso em 10 de abril de 2019

GARCIA, W.F. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013. Disponível em >file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/sumario2.pdf. Acesso aos 11 de abril de 2019

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2007.

____________ Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4. ed. São Paulo: Papirus. 2006.

LIMA, T.C.S; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe. Aos 13 abril de 2019

MAINART, D. A.; SANTOS, C. M. A importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 7, 2010. Anais. 2010. Disponível em: https://intranet.redeclaretiano.edu.br/download?caminho=upload/cms/revista/ Acesso em 11 abril de 2019

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. (2003). Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.

PRAIS, J.L.S. REIS, J. I. V. DUTRA, A. O uso das TICs no atual contexto educacional: formação docente frente às novas tecnologias. Revista Tecnologias na Educação – Ano 7 - número 13– Dezembro 2015 -http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/

RAMOS, C.N. NOGUEIRA, D.M. Aprendizagem em foco: Disponível em: http://focoaprendizagem.blogspot.com/2010/08/importancia-da-aprendizagem-na-vida_27.html. Acesso em 17 de abril de 2019.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. S„o Paulo: Cortez, 2012.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Paradigmas da Filosofia e Teorias Educacionais: novas Perspectivas a partir do conceito de cultura, 2006. Disponível em > http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22999/13273. Acesso aos 10 de abril de 2019

VALENTE, José Armando. Educação a Distância - Prática e Formação do Profissional Reflexivo. Campinas: Unicamp/NIED, 2002.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Elizete Melo de Oliveira, M. (2019). Quebrando paradigmas: A educação em meio às tecnologias. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 1(1), 62–78. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3620