A Educomunicação e o processo de formação dos professores: ressignificando saberes

Autores

  • Tiago Silvio Dedoné Universidade Norte do Paraná - Unopar Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3645

Palavras-chave:

Educomunicação, Mediações Tecnológicas, Cidadania, Educação, Mídias

Resumo

Faz-se necessário direcionar pesquisas e ações de intervenção educacional, cultural e social, que permitam uma reflexão sobre ampliação de qualidade e modernização no sistema de ensino, por meio do debate e inserção de ações estratégicas educacionais que relacionem a mídia e a educação, possibilitando a formação de professores por este norte de habilitações e competências. A interface comunicação e educação é uma práxis social, uma prática de cidadania, que pode emancipar processos educacionaisivos e instigar a curiosidade e criatividade, com o uso das ferramentas e mecanismos da comunicação, além de promover a ampliação dos ecossistemas comunicacionais nos espaços educativos. Por isso, há muitos anos, teóricos de várias partes do mundo buscam apresentar novos paradigmas discursivos transversos que apontam para convergência destes campos. A Educomunicação, destaca-se como uma fonte rica de proposições, articulações de debates e norteamentos epistemológicos.

Biografia do Autor

Tiago Silvio Dedoné, Universidade Norte do Paraná - Unopar Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom

Jornalista, Pedagogo, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Gestão e Administraão Escolar; Novas Tecnologias aplicadas à Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola: uma mediação possível? São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000.

CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação. A linguagem em Movimento. 3ªed. SãoPaulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica docente. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1996.

INEP, Portal: Inep divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica. 20 jun. 2017. Notícias. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em 23 abr. 2019.

KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de la Torre, 2010.

NEALDO, Carlos. Número de matrículas na educação básica de Alagoas recua 17,4% em 2018, diz Inep. Gazeta Web Notícias, Alagoas, 01 fev. 2019. Disponível em: https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/02/numero-de-matriculas-na-educacao-basica-de-alagoas-recua-174-em-2018-diz-inep_69345.php. Acesso em: 22 abr. 2019.

OROFINO, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar: pedagogia dos meios, participação evisibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.

SOARES, Ismar de Oliveira. Metodologias da Educação para Comunicação e Gestão Comunicativa no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.

SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação: A emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In: Contrato. Brasília, ano 1, n.2, jan/mar 1999, p. 19-74.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Dedoné, T. S. (2019). A Educomunicação e o processo de formação dos professores: ressignificando saberes. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 1(1), 115–126. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3645