O uso das TIC no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3991Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão. Atendimento Educacional EspecializadoResumo
Descreveu-se o relato de experiência com o propósito de discutir o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação- TIC pelos estudantes com deficiência, ofertadonas salas de recursos multifuncionais durante o Atendimento Educacional Especializado-AEE.Trata-seda aplicação das tecnologias ao processo educativo com estudantes comdeficiência, caracterizando a escola observada, a capacitação da professora de AEE e os papeis por ela desenvolvidos. Discute-setambém a educação inclusiva e a importância do uso das tecnologias na educação, considerando os estudantes no processo ensino aprendizagem. Durante o atendimento nas salas multifuncionais, buscou-se transformar as práticas pedagógicas, nas quais os estudantes com deficiência tornam-se autores e construtores de seu conhecimento, resgatando suas habilidades e potencialidades. Diante do que foi investigado, observou-seque o uso das TIC é de grande utilidade para os estudantes com deficiência, pois por meio delas, foi possível desenvolver áreas do conhecimento que estavam adormecidas e romper as barreiras impostas para a educação dos deficientes pode ter seu efeito minimizado ou neutralizado. Dentre os diferentes autores pesquisados, destacam-se: VALENTE(1991), SCHLÜNZEN(2005), SANTAROSA(2002), SAHB(2005), MORAN(2013) e GODINHO(1999), quando os alunos com deficiência são estimulados adequadamente e assistidos em suas necessidades educativas especiais por meio de recursos diferenciados, eles conseguem se desenvolver em sua aprendizagem acadêmica.Evidenciou-se também, que o computador pode se tornar um grande aliado do professor no processo de ensino e aprendizagem, desde que ele saiba como contextualizar o que aprende nas oportunidades de capacitação, para a realidade da sala de aula.
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