Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista de natureza acadêmica, possui caráter interdisciplinar e propõe-se a publicar pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedadee suas diversas interações. Também abre espaços a outros trabalhos de relevância para a temática, segundo as Políticas de Seção.

A missão da revista é Ser um periódico de excelência na área de Serviço Social por meio da publicação de pesquisas, artigos e discussões nos eixos Política social, Estado e Sociedade e suas diversas interações.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação só terá início se o encaminhamento do original obedecer à Política de Seções e às demais recomendações descritas abaixo. Caso contrário será devolvido para adequação às normas.

Os (as) autores (as) (máximo de 4) que tiverem publicado artigo só poderão submeter novo trabalho depois de haver transcorrido 12 meses da publicação de um trabalho anterior, exceto quando convidado (a) pela Comissão  Editorial para elaborar resenhas, editoriais ou comentários específicos. Da mesma forma, se o trabalho submetido for reprovado, só será possível a submissão de um novo artigo transcorridos 12 meses da recusa do trabalho.

As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013) e na resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. As publicações deverão indicar no último parágrafo da seção Metodologia do artigo os aspectos éticos envolvidos no trabalho e número de registro em comitê de ética.

A Serviço Social em Debate reserva-se no direito de não publicar trabalhos envolvendo seres humanos que não tenham sido aprovados em comitê de ética.

Todo e qualquer encaminhamento à revista deve acompanhada por (1) Declaração de Responsabilidade e a (2) Transferência de Direitos Autorais - marcados pelo(a) autor(a) durante o processo de submissão

Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as regras  gramaticais vigentes e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição os trabalhos podem adaptados ao projeto e ao formato editorial do periódico. Para elaboração dos originais consultar as seguintes normas ABNT: NBR6022 (2003), para preparação de artigos em publicações periódicas, NBR6023 (2002), para elaboração das referências; NBR10520 (2002) para citações em documentos; NBR6028 (2003), para apresentação dos resumos. Nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos, considerar as orientações da NBR14724 (2006) e das Normas Tabulares do IBGE.

 

Periodicidade

A revista Serviço Social em Debate é semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.