A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta para minimizar os altos índices de retenção e evasão na disciplina de Função de uma variável (Cálculo I) no BCT/UFVJM

Alessandro Caldeira Alves, Larissa Moreira Guimarães, Thais Silveira Pimenta

Resumo


O início do século XXI tem sido marcado, no Ensino Superior Brasileiro, por diversas ações e investimentos que priorizam a tríade expansão, qualidade e democratização. Apesar dos avanços alcançados também emergem novos obstáculos, dentre os quais destacamos o elevado número de evasão e reprovação em disciplinas. Neste contexto, o trabalho se dedica a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como prática para minimizar estes altos índices dentro da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral da UFVJM.  A METODOLOGIA abordada nesta pesquisa compreende-se na combinação de aprendizagem presencial com aprendizagem virtual interativa. Através de um ambiente de Virtual de Aprendizagem foram disponibilizados, ao longo da disciplina, vídeo-aulas (teóricas, revisionais, resolução de exercícios), espaços de interação com tutor, materiais de aula e outros materiais que pudessem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Os RESULTADOS da interlocução das TICs na disciplina presencial foram positivos. Percebeu-se através destas ações, como a disponibilização de mais de 90 vídeo-aula no semestre, que houve um maior envolvimento dos alunos. Esta experiência nos apresentou resultados interessantes como, por exemplo, o aumento considerável no número de aprovações.  A CONCLUSÃO é que a utilização das TICs por um lado se mostra como um campo com inúmeras possibilidades, mas por outro é extremamente desafiador. Os resultados encontrados nos motivam a continuar a pesquisa implementando novas práticas. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço para correspondência

Endereço: R. Paraíba, 29 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30130-140

Telefone: (31) 3239-5900