A TECNOLOGIA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA ESCOLA

Autores

  • Luciano Dias de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais - Carangola
  • Lucas Borcard Cancela UEMG - Curso Sistema de Informação

Palavras-chave:

desenvolvimento cognitivo, educação infantil, computação

Resumo

O presente trabalho trata do uso do computador como instrumento ao desenvolvimento cognitivo da criança na escola. O projeto possui o seguinte problema de pesquisa: “Quais os benefícios a computação poderá trazer ao desenvolvimento da inteligência da criança na escola? ”. Existe uma polêmica em torno desta problemática, que abrange pessoas que se esforçam para que haja uma constante e real inclusão digital nas escolas atingindo o público infantil, em contrapartida há pessoas que se negam a adotar o computador como um instrumento pedagógico. A motivação para uma discussão em torno desse tema surgiu da constatação de que a informática passou a desempenhar um importante papel no auxílio do desenvolvimento psicomotor e mental da criança.

Biografia do Autor

Luciano Dias de Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Carangola

Mestre em Cognição e Linguagem - Departamento de Letras

Lucas Borcard Cancela, UEMG - Curso Sistema de Informação

Mestre em Tecnologia

Referências

ALMEIDA, F. J., 1987. Educação e Informática – Os computadores na escola. São Paulo.

CANTARELLI, Elisa Maria Pivetta, 2010. Software Educacional. Disponível em: http://www.esev.ipv.pt/servicos20042005/upload%5Cma%5C817%5CSoftw areducacional.pdf. Acesso: 18 de outubro.

CÉLIA C. H. R., 2000. Curso de Didática Geral. São Paulo.

FILHO, Alberto Jorge. Como escolher um software educativo para seu filho ou aluno. In: SILVA, Harley Oliveira da. Proposta de Interface para um software de animação voltado aos alunos do 1º ciclo do ensino fundamental. Monografia (Graduação em Design de Interface Digital). Instituto de Ensino Superior- Fucapi – CESF, Manaus, 2007.

FOLHAonline.Educação. Crianças que usam PCs aprendem mais rápido, diz estudo. Disponível em: http://www.reporternews.com.br/noticia/33154/Crian%E7 as-que-usam-PCs-aprendem-mais-r%E1pido,-diz-estudo. Acesso em: 7 de outubro de 2010.

GODINHO, Bruno Manuel Moreira. Espaço TIC-Sinopse. Disponível em: download.microsoft.com/download/7/.../EspacoTIC_sinopse.pdf. Acesso em: 2 de novembro de 2010.

LONDON J. & GEHRINGER M., 2003. Odisséia Digital. São Paulo.

LUCENA, Marisa. Nem toda criança gosta de computador: atenção pais, cuidado com o que sai da sua boca! Disponível em: http://sitededicas.uol.com.br/artigo8.htm. Acesso: 15 de outubro de 2010.

OLIVEIRA, R., 2000. Informática Educativa. São Paulo.

PATRÍCIO, Luis Claudio Brito. Um olhar (desconfiado) sobre a informática na educação. Disponível em: http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteúdo/con teudo.php?conteudo=918. Acesso: 7 de novembro de 2010.

PIAGET, J., 1970. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro.

RIBEIRO, Raquel. Sala de aula: com o micro, a garotada se alfabetiza mais depressa. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals /roteiropedagogico/publicacao/2982_sala_de_aula_noticia1.pdf. Acesso: 30 de outubro de 2010.

SILVA F.J. J. da, 2001. Interação Criança Computador. Santa Catarina.

SILVA, Francisca Nilde G. da. Disponível em: http://br.monografias.com/ trabalhos3/informatica-educacao-recursopedagogico/informaticaeducacaorecursop edagog ico2.shtml. Acesso: 18 de outubro de 2010.

RISCHBIETER, Luca. (2010, p.3). A paciência de Jó dos computadores. Disponível em: http://blog.educacional.com.br/articulistaLuca/p70189/. Acesso: 15 de outubro de 2010.

VITALE, Bruno. Computador na escola: um brinquedo a mais? Rev. Ciência Hoje, vol. 13, nº 77, 18-25, 1991.

WADSWORTH, B. J., 1995. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget. São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Sousa, L. D. de, & Cancela, L. B. (2019). A TECNOLOGIA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA ESCOLA. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3565

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA