EMPODERAMENTO FEMININO: CONQUISTAS E DESAFIOS

Autores

  • Mileane Andrade Azevedo IEEDSB
  • Luciano Dias de Sousa UEMG

Palavras-chave:

comportamento, sociedade, feminismo, empoderamento

Resumo

Na sociedade as mulheres continuam na luta para conquista e reafirmação do espaço social na contemporaneidade. O empoderamento feminino tem como base a consciência expressa por ações que fortalece e desenvolve a equidade na sociedade, sendo diferente do feminismo, embora interligados. O presente estudo tem como objetivo fazer uma breve contextualização histórica da trajetória do Movimento Feminista no mundo a partir dos pontos significativos, a luta das mulheres por direitos iguais para garantir a cidadania e atuação na sociedade de forma que tenham as mesmas oportunidades e acima de tudo, respeito. No segundo momento, o estudo parte para as questões voltadas para a relação histórica do Feminismo e o Empoderamento das mulheres. A metodologia adotada caracteriza-se como revisão bibliográfica, na qual a fundamentação é das Teorias Feministas e Empoderamento.

Biografia do Autor

Mileane Andrade Azevedo, IEEDSB

Educação

Luciano Dias de Sousa, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem e docente na UEMG

Referências

ADICHIE, Chimmanda Ngozi. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2017.

________________________ . Sejamos todos feministas. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015.

ALMEIDA, Tânia Mara Campos de. As raízes da violência na sociedade patriarcal. Sociedade e Estado, Brasília, v. 19, n. 1, p. 235-243, jan./jun. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/se/v19n1/v19n1a12.pdf. Acesso em: 17 de novembro de 2018.

ALVES, Ana Carla Farias; ALVES, Ana Karina da Silva. As trajetórias e lutas do movimento feminista no Brasil e o protagonismo social das mulheres. IV Seminário CETROS Neodesenvolvimentismo, Trabalho e Questão Social 29 a 31 de maio de 2013 – Fortaleza – CE – UECE – Itaperi. Disponível em: http://www.uece.br/eventos/seminariocetros/anais/trabalhos_completos/69-17225-08072013-161937.pdf. Acesso em: 1 de fevereiro de 2019.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Editora Letramento, 2018.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Editora BestBolso, 2014.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

G1GLOBO.COM. Cresce o nº de mulheres vítimas de homicídio no Brasil; dados de feminicídios são subnotificados. Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/cresce-n-de-mulheres-vitimas-de-homicidio-no-brasil-dados-de-feminicidio-sao-subnotificados.ghtml. Acesso em: 29 de setembro de 2018.

MENDES Raiana Siqueira; Bruna Josefa de Oliveira VAZ, Amasa Ferreira CARVALHO. O Movimento Feminista e a luta pelo empoderamento da mulher. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ged/article/view/25106/14464. Acesso em: 17 de novembro de 2018.

PRIORE, Mary Del. (Org.) Histórias e Conversas de Mulher. São Paulo: Editora Planeta, 2013.vViolência

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Azevedo, M. A., & Sousa, L. D. de. (2019). EMPODERAMENTO FEMININO: CONQUISTAS E DESAFIOS. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3571

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS