ARQUIVO E MEMÓRIA – FONTES E METODOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA REGIONAL

Autores

  • Jonathan Mendes Gomes UEMG

Palavras-chave:

Arquivos e Museus. Fontes Históricas. História Regional.

Resumo

O trabalho consiste na apresentação de fontes possíveis e metodologias aplicadas às mesmas, voltadas para temáticas de história regional, especificamente no entorno do município de Carangola. Orienta-se, inicialmente, por uma reflexão acerca do desenvolvimento da História Regional, focando em suas peculiaridades teórico-metodológicas, amplamente relacionadas com os pressupostos inovadores da micro-história. Discute também a importância do conceito de região para esta tendência historiográfica, influenciado principalmente pelo diálogo mais estreito entre história e geografia na atualidade. Segue indicando a relevância do documento na produção do conhecimento cientifico em história, bem como as relações mais recentes estabelecidas entre o historiador e suas fontes no momento da crítica e análise. Perpassa pela inovação metodológica da valorização de um número maior de espécies de fontes, diferentes dos documentos oficiais escritos, defendendo a importância dos arquivos e museus como lugares privilegiados, ainda que não mais exclusivos, para a busca, resguardo e preservação de registros históricos. Por fim, apresenta a relevância da história regional especialmente para a os estudos, pesquisa e extensão em instituições acadêmicas localizadas no interior, apontando, como a unidade da UEMG em Carangola, apontando um panorama geral sobre os tipos de fontes históricas existentes na região, juntamente com os locais mais apropriados para a coleta de dados durante a pesquisa histórica, como o Arquivo Histórico e Geográfico do município e os sítios arqueológicos em seus distritos.   

Referências

BURKE, Peter. A revolução francesa da historiografia: a escola dos Annales (1929-1989). São Paulo: UNESP, 1992.

CORREA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1991.

DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Tradução por Dulce de Oliveira Amarante dos Santos. Bauru: EDUSC, 2003.

FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Lisboa: Presença, 1997.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GOUBERT, Pierre. História local. Revista arrabaldes, ano 1, n. 1, maio/ago. 1988.

HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução: Suzana Ferreira Borges, Bernardo Leitão e Irene Ferreira. Campinas: UNICAMP, 2003.

LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

LOVE, Joseph. Uma aproximación al regionalismo. Barranquila: Centro de Estudios Regionales, 1969 (Monografías CERES, n. 5).

MAGESTE, Leandro Elias Canaan. Entre Estilo e Função: O estudo do Sítio Córrego Maranhão, Carangola – MG, Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

NORA, Pierre. Entre mémoire et Histoire: la problematique des lieux. In: ______. Les Lieux de mémoire 1: La République. Paris: Gallimard, 1984.

PIMENTEL, Eduardo Francisco. MUSEU MUNICIPAL: MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE O Museu Municipal de Carangola-MG. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO / MAST – RJ. Rio de Janeiro, 2016.

REVEL, Jacques. Microanálise e construção do social. In: REVEL, Jacques: Jogo de Escalas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

ROCHA, Thaíse Sá Freire. “Aquilo que é tirado da terra, ás vezes pode matar”: As relações estabelecidas entre arqueologia e a comunidade de Carangola, Minas Gerais. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia, área de concentração em Arqueologia, do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2017.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Edusp, 2002.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Região e história: questão de método. In: SILVA, Marcos (Coord.). República em Migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1992.

VILAR, Pierre. História marxista, história em construção. In: LE GOFF, J.; NORA, P. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Gomes, J. M. (2019). ARQUIVO E MEMÓRIA – FONTES E METODOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA REGIONAL. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3736

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS