RELAÇÕES E PERCEPÇÕES DE ESCRITORES DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL COM/SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Andrea Vicente Toledo Abreu Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Stefany Fernandes Passos UEMG- Carangola
  • Gabriela Sobral Couto UEMG-Leopoldina

Resumo

A pesquisa que deu origem a este trabalho teve início em 2015 com o apoio do PIBIC/UEMG/FAPEMIG, e continuidade em 2018, com o do PAPq/UEMG. Os principais teóricos que a sustentam são Stuart Hall, Raymond Williams, Marshall McLuhan, Alexandra Segerberg, Magda Soares e Sônia Livingstone. O objetivo foi descobrir o que pensam os escritores a respeito da influência das tecnologias digitais na leitura e na escrita de leitores iniciantes. Participaram da investigação17 escritores com experiência no uso das tecnologias digitais e com importante produção literária. As entrevistas foram realizadas via Google Docs e pessoalmente, durante o 2º Encontrão do Escrevendo com o Escritor, por meio de entrevistas semiestruturadas e de um questionário com 13 questões. Os resultados mostraram que os escritores consideram que as tecnologias auxiliam na busca por informação, oferecem caminhos a diversas fontes de conhecimento, possibilitam acesso a diferenciados sites, blogs, textos, vídeos, etc. Dessa forma, amplia-se o conhecimento e facilita o acesso a uma quantidade enorme de conteúdo lúdico e interativo. Por outro lado, ponderaram sobre a influência negativa, no que se refere à falta de filtro e seleção de informações digitais. Ressaltaram que as tecnologias digitais influenciam diretamente o leitor por estar cada vez mais presente em seu cotidiano. Por isto, precisam aprender a selecionar as informações com consciência e criticidade e assim adquirir independência.

Biografia do Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio onde é bolsista CAPES/PROEX. Mestre em Ciências Sociais pela UFJF. Especialista em Informática na Educação pela UFLA e em Estudos Literários pela UFJF. Graduada em Letras e Pedagogia. Integrante do GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio).Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Possui experiência na educação básica, na formação de gestores e de professores e em iniciativas de promoção da inclusão digital, do audiovisual na educação e de incentivo à leitura e à escrita.

Referências

BENNETT, W. L; SEGERBERG, A. The Logic of Connective Action: Digital Media and the Personalization of Contentious Politics. Cambridge University Press, 2013.

Bourdieu, P. (2007). A Miséria do Mundo. Petrópolis/RJ: Vozes.

COSCARELLI, C. V. Leitura numa sociedade informatizada. In: Mendes, Eliana Amarante M, Oliveira, Paulo M, Benn-Ibler, Veronika (Orgs.). Revisitações. Belo Horizonte: UFMG, 1999, p. 83-92.

DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. São Paulo, 2013. Disponível em: <http://dowbor.org/2013/09/tecnologias-do-conhecimento-os-desafios-da-educacao.html/> Acesso em: 06 fev. 2018.

ESCREVENDO COM O ESCRITOR. Disponível em < http://escrevendocomescritor.blogspot.com> Acesso em: 05 fev. 2018.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação &Realidade, v. 22, nº2, 1997.

JENKINS, H; CLINTON, K; PURUSHOTMA, R; ROBISON, A, J; WEIGEL, M. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Massachusetts Institute of Technology, 2009. Disponível em < https://mitpress.mit.edu/sites/default/files/titles/free_download/9780262513623_Confronting_the_Challenges.pdf>. Acesso em 10 fev. 2018.

KEEN, A. O Culto do Amador. São Paulo: Zahar, 2009.

LIVINGSTONE, S. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. São Paulo: Matrizes, Ano 4, nº 2, 2011.

MCLUHAN, M. Understanding Media. The Extensions of Man. Londres, Nova Iorque, Ark Paperbacks, 1987.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus. 2007.

____ Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

____ Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Disponível em < http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/artigos/mudar%20a%20forma%20de%20ensinar%20e%20aprender.pdf> Acesso em 5 ag. 2018.

SALGADO, G. B. Fabulação e Fantasia: o impacto da hipermídia no universo simbólico do leitor. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

SERRA, J. P. Manual da Teoria da Comunicação. Covilhã: Livros Labcom, 2007. Disponível em: < http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110824-serra_paulo_manual_teoria_comunicacao.pdf>. Acesso em 09 fev. 2018.

SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Campinas: Educação&Sociedade, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez, 2002.

WILLIAMS, R. Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Abreu, A. V. T., Passos, S. F., & Couto, G. S. (2019). RELAÇÕES E PERCEPÇÕES DE ESCRITORES DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL COM/SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3762

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES