ENSINO EM BOTÂNICA COMO FERRAMENTA PARA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Autores

  • Jaquelina Alves Nunes Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola
  • Maria Alice Brandão Silva Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola
  • Daniela Viana Mantesco Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola
  • Nandialla Maria Carlos Do Nascimento Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola
  • Jaqueline Da Silva Reis Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Formação de Professores. Botânica

Resumo

As plantas estão em constante interação com o homem. Diante disso, a Botânica poderia ser considerada a ciência muito mais compreendida e aceita no meio escolar. No entanto, o Ensino de Botânica segue o modelo tradicional de educação, com predominância do ensino teórico enraizada na vivência do acadêmico, sendo o aluno um mero ouvinte e não participando da construção do conhecimento. Assim, o presente trabalho buscou mostrar como o conteúdo de Botânica pode contribuir para a formação de licenciandos em Ciências Biológicas, Pedagogia e Geografia da Universidade do Estado de Minas Gerais/Carangola e proporcionar a iniciação à docência para alunas do curso de Ciências Biológicas envolvidas. Além disso, auxiliar aos professores que já lecionam na área a melhorar seus métodos de ensino sobre as plantas. Para isso foram realizadas aulas teóricas e práticas envolvendo o tema botânico, além de visitas ao herbário da Universidade do Estado de Minas Gerais - HUEMG. O trabalho foi de suma importância, uma vez que as aulas interativas se tornaram um recurso efetivo na expansão do conhecimento da botânica, gerando integração entre alunos de cursos distintos da unidade bem como mostrou diferentes maneiras diferenciadas e divertidas para trabalhar com as plantas em sala de aula.

Biografia do Autor

Jaquelina Alves Nunes, Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola

Departamento Ciências Biológicas

Botânica

Maria Alice Brandão Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola

Departamento Ciências Biológicas

Botânica

Daniela Viana Mantesco, Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola

Departamento Ciências Biológicas

Botânica

Nandialla Maria Carlos Do Nascimento, Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola

Departamento Ciências Biológicas

Botânica

Jaqueline Da Silva Reis, Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola

Departamento Ciências Biológicas

Botânica

Referências

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Publicado

2019-10-14

Como Citar

Nunes, J. A., Silva, M. A. B., Mantesco, D. V., Do Nascimento, N. M. C., & Reis, J. D. S. (2019). ENSINO EM BOTÂNICA COMO FERRAMENTA PARA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3830

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE