A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Estefany Rani Santos Menezes FAMINAS
  • Jennifer Silva Fagundes FAMINAS
  • Thatiane Santos Ruas FAMINAS; UEMG

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal analisar como gestores e alunos concebem e vivenciam a inclusão de pessoas com deficiência no contexto de uma instituição privada da educação superior. Para a realização da pesquisa foi utilizada como abordagem a pesquisa qualitativa e, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e o trabalho de campo. Nesse contexto, foram utilizados o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. O questionário foi aplicado para os alunos de sete cursos diferentes, totalizando 217 respondentes, e a entrevista foi direcionada a uma gestora da instituição investigada. Os resultados identificados a partir das análises dos dados coletados, demonstraram, entre outras coisas, que os alunos reconhecem que a instituição possui uma infraestrutura adequada ao atendimento de pessoas com deficiência, porém, grande parte desconhece outras ações que a instituição faz em prol das pessoas com deficiência. Já na entrevista com a gestora observou-se que a mesma está em consonância com as ações que a instituição realiza conforme as exigências legais voltadas para a inclusão e se mostrou atenta às novas modificações quando houver alguma mudança de lei. Através da pesquisa conclui-se que a instituição investigada está se preparando cada vez mais para receber as pessoas com deficiência, além de conter um diferencial que é de oferecer o curso de Libras na matriz curricular de todos os cursos, sendo importante também garantir a oferta de serviços mais perceptíveis a públicos diferenciados.

Downloads

Publicado

26-11-2018

Como Citar

Menezes, E. R. S., Fagundes, J. S., & Ruas, T. S. (2018). A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Interdisciplinar Sulear, (2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3344

Edição

Seção

Artigos