EDUCAÇÃO NO MUSEU: UMA PESQUISA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DE ARTES CAPITÃO CARAMBOLA PARA A CASA DA CULTURA EM VESPASIANO

Autores

  • Deborah Manoela Martins Pereira UEMG
  • Walesson Gomes da Silva UEMG
  • Ana Karina Ladeira Gomes

Resumo

A proposta deste trabalho é uma reflexão sobre a importância da Escola de Artes Capitão Carambola para a Casa da Cultura de Vespasiano – MG. Como futura educadora de artes, procurei investigar se tanto uma ação educativa dentro da casa de Cultura como a presença da Escola de artes seria de importância fundamental para a vida cultural desta cidade. A presença de um educativo para o Museu Histórico Dona Mariana da Costa e o Museu Folclórico Saul Martins viria a contribuir muito para que as visitações guiadas alcançassem sucesso, mas foi a criação da Escola de Artes em 1995 que fez com que o interesse dos alunos pelos museus se transformassem em uma experiência estética e cultural especial. A pesquisa fundamentou-se nas documentações existentes sobre a Casa da Cultura e a Escola de Artes, abordando questões teórico-metodológicas, assim como observações sobre o público existente tanto na Escola de Artes como da Casa de Cultura. Esta pesquisa comprova que uma ação educativa pode trazer benefícios aos museus, porém uma parceria com a Escola de Artes Capitão Carambola poderá contribuir de maneira relevante para o contexto cultural da cidade de Vespasiano.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Pereira, D. M. M., Silva, W. G. da, & Gomes, A. K. L. (2018). EDUCAÇÃO NO MUSEU: UMA PESQUISA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DE ARTES CAPITÃO CARAMBOLA PARA A CASA DA CULTURA EM VESPASIANO. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3366

Edição

Seção

Artigos