Dispositivos Móveis como Instrumentos Mediáticos para o Ensino e Aprendizagem em Matemática na Aprendizagem Móvel

Autores

  • Vanessa Pinheiro Ladeira
  • Milton Rosa UFOP

Resumo

Neste artigo, os autores apresentam a teoria que emergiu dos dados obtidos no estudo O Ensino do Conceito de Funções em um Ambiente Tecnológico: uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos mediáticos da aprendizagem. Durante a condução deste estudo, os dados coletados foram analisados e interpretados com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada, que é uma metodologia analítica que visou a elaboração desta teoria que emergiu da categoria central que foi identificada por meio das codificações aberta, axial e seletiva. Os resultados mostram que os participantes deste estudo trabalharam de maneira colaborativa e interativa para a realização das atividades propostas por meio da utilização dos dispositivos móveis como parceiros intelectuais no processo de aquisição do conhecimento matemático. Esses dispositivos auxiliaram os participantes a relacionarem as atividades realizadas no cotidiano com os conteúdos matemáticos estudados em sala de aula.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Ladeira, V. P., & Rosa, M. (2018). Dispositivos Móveis como Instrumentos Mediáticos para o Ensino e Aprendizagem em Matemática na Aprendizagem Móvel. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3372

Edição

Seção

Artigos