A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: um estudo de caso

Ludmila Salomão Venâncio, Gabriela Machado de Carvalho Oliveira, Pollyanna Marcelino Fonseca

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), utilizadas como ferramentas pedagógicas, vêm se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, surge, na década de 80, a Robótica Educacional, compreendida como um ambiente de aprendizagem composto por artefatos providos de sensores, motores, processadores e softwares. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa, em andamento, realizada por graduandas do curso de Pedagogia, que objetiva analisar o uso da Robótica Educacional como ferramenta metodológica no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Ibirité. Para tanto, tal pesquisa busca, ainda, fundamentar a Robótica Educacional como ferramenta metodológica e sua importância no processo de ensino-aprendizagem; descrever o processo de incorporação da Robótica no projeto político pedagógico da escola em análise; e analisar as metodologias e os recursos aplicados à Robótica no contexto da sala de aula. A coleta de dados será efetuada através de entrevistas semiestruturadas com professores que ministram a disciplina, além da observação não participante, realizadas pelas graduandas, que objetiva vivenciar as aulas de Robótica com vistas a identificar as situações favorecedoras de ensino e de aprendizagem. Ressalta-se, por fim, as contribuições da Robótica Educacional, como ferramenta metodológica, que tem possibilitado diversas situações favorecedoras ao ensino, auxiliando os alunos em seu processo de aprendizagem e desenvolvimentoe, acima de tudo, colocando o aluno como um sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem que estabelece trocas com seu próprio conhecimento, com os professores e com seus colegas, a partir de situações vivenciadas em conjunto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Interdisciplinar Sulear