A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: um estudo de caso

Autores

  • Ludmila Salomão Venâncio UEMG
  • Gabriela Machado de Carvalho Oliveira UEMG
  • Pollyanna Marcelino Fonseca UEMG

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), utilizadas como ferramentas pedagógicas, vêm se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, surge, na década de 80, a Robótica Educacional, compreendida como um ambiente de aprendizagem composto por artefatos providos de sensores, motores, processadores e softwares. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa, em andamento, realizada por graduandas do curso de Pedagogia, que objetiva analisar o uso da Robótica Educacional como ferramenta metodológica no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Ibirité. Para tanto, tal pesquisa busca, ainda, fundamentar a Robótica Educacional como ferramenta metodológica e sua importância no processo de ensino-aprendizagem; descrever o processo de incorporação da Robótica no projeto político pedagógico da escola em análise; e analisar as metodologias e os recursos aplicados à Robótica no contexto da sala de aula. A coleta de dados será efetuada através de entrevistas semiestruturadas com professores que ministram a disciplina, além da observação não participante, realizadas pelas graduandas, que objetiva vivenciar as aulas de Robótica com vistas a identificar as situações favorecedoras de ensino e de aprendizagem. Ressalta-se, por fim, as contribuições da Robótica Educacional, como ferramenta metodológica, que tem possibilitado diversas situações favorecedoras ao ensino, auxiliando os alunos em seu processo de aprendizagem e desenvolvimentoe, acima de tudo, colocando o aluno como um sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem que estabelece trocas com seu próprio conhecimento, com os professores e com seus colegas, a partir de situações vivenciadas em conjunto.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Venâncio, L. S., Oliveira, G. M. de C., & Fonseca, P. M. (2018). A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: um estudo de caso. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3375

Edição

Seção

Artigos