A HISTÓRIA ORAL E OS SEUS USOS NOS ESTUDOS DA PROFISSÃO DOCENTE

Autores

  • Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo aponta como temática a História Oral nos estudos da docência, buscando, a partir da literatura sobre o tema, traçar um breve panorama acerca de seus fundamentos, suas fragilidades e sua aplicação no campo da educação. O artigo busca ainda uma breve distinção entre os campos da História e da memória, a fim de melhor elucidar suas relações, de acordo com os apontamentos de Nora (1993), Barros (2009), entre outros. Aponta os principais desafios teórico-metológicos da pesquisa que utiliza a oralidade, passando pelo caráter subjetivo que envolve os processos de transcrição das entrevistas e a utilização da memória. Entre as suas potencialidades, considera que as investigações a partir das memórias, revisitadas pela História Oral, podem problematizar temas/objetos da educação não contemplados em outras fontes, permitindo inúmeras possibilidades de pesquisas ao dar voz aos sujeitos ativos nesse processo, evidenciando uma série de fatos relativos à trajetória dos processos educacionais que permitem uma maior compreensão da complexidade da profissão docente, na atualidade.

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Publicado

09-07-2018

Como Citar

Dorotéio, P. K. S. S. (2018). A HISTÓRIA ORAL E OS SEUS USOS NOS ESTUDOS DA PROFISSÃO DOCENTE. Revista Interdisciplinar Sulear, (1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3977

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Seção

Artigos