A produção teórico-prática sobre o estágio na formação do professor - uma revisão crítica

Autores

  • Erika Barroso Dauanny Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG-Ibirité
  • Maria Socorro Lucena Lima Universidade do Estado do Ceará - UECE
  • Selma Garrido Pimenta Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE-USP

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão crítica das principais contribuições sobre os avanços teóricos e práticos no campo do Estágio Supervisionado na formação do professor, dialogando com diferentes autores, do Brasil e de outros países, que buscam evidenciar o processo de construção de saberes sobre a formação e a profissão docente. O movimento de produção teórico-prático no campo da formação de professores, e em especial em relação ao estágio, evidencia significativos avanços na sua elaboração conceitual ao passar do conceito de professor como um técnico, para o conceito do professor reflexivo e chegar ao conceito do professor intelectual crítico reflexivo, fundamentado na epistemologia da práxis. As concepções de atividade docente, de formação e de estágio, também passam a ser fundamentadas na epistemologia da práxis. Por muito tempo considerado a hora da prática, o estágio passa a ser considerado uma atividade teórica instrumentalizadora da práxis do futuro professor. Essa trajetória conceitual leva o estágio a ocupar espaço central na formação inicial universitária do professor e evidencia a necessidade de melhor compreender o estágio como processo formativo no contexto dos processos formativos dos professores.

Biografia do Autor

Erika Barroso Dauanny, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG-Ibirité

Licenciada em Matemática (FAFI-BH); mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Foi professora de Matemática na Educação Básica, durante 25 anos. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UEMG-Ibirité, membro dos grupos de pesquisa: GEPEFE (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação do Educador da Faculdade de Educação da USP)  e LEDOC-UEMG (Laboratório de Estudo sobre a Docência)  com pesquisa no campo do ensino e aprendizagem da Matemática e da formação de professores. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino-aprendizagem de Matemática.

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade do Estado do Ceará - UECE

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual do Ceará - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Foi Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continua e professores.

Selma Garrido Pimenta, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE-USP

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE - USP, e Professora Assistente no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Coordena (em parceria) o GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador desde 1989, junto ao programa de Pós Graduação em Educação - FEUSP. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação na FE-USP (1997/99) e Diretora da FE-USP (2002 - 2005). Foi Pró Reitora de Graduação da USP (2006 - 2009). Atuou como Membro do Comitê de Avaliação da área de Educação junto à CAPES (2001-2003). É Membro do GT Didática da ANPEd - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, do qual foi coordenadora (1996 - 1999) e representou-o como Membro do Comitê Científico da ANPEd (por quatro anos). Atualmente é Vice Presidente da ANDIPE - Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (2018) e coordenadora da Coleção Docência em Formação junto à Cortez Editora, SP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Docência no Ensino Superior. É Pesquisador 1 A CNPq.

Referências

ALMEIDA, A. M. B.de, LIMA, M. S. L, SILVA, S. P. Dialogando com a escola. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

ALMEIDA, E. de; GOMES, M. de O.; TINÓS, L. S. “Portfólios de aprendizagem”: autonomia, corresponsabilização e avaliação formativa na formação de professores. In GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 201-222.

ALVES, M.; QUEIRÓS, P.; BATISTA, P. O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional. Revista Portuguesa de Educação, 30(2), p.159-185, 2017.

AMARAL, M. J.; MOREIRA, M. A.; RIBEIRO, D. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo: estratégias de supervisão. In ALARCÃO, I. (org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p.89-122.

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria critica de la enseñanza: la investigación-acción em la formación del professorado. Barcelona: Martínez Roca, 1995.

CARVALHO, D. L.; CONTI, K. C. Histórias de colaboração e investigação na prática pedagógica em matemática: ultrapassando os limites da sala de aula. Campinas: Alínea. 2009.

CONTRERAS, J. A autonomia de Professor. São Paulo: Cortez, 2002.

DAUANNY, E. B. (2015). O estágio no contexto dos processos formativos dos professores de Matemática para a Educação Básica: entre o proposto e o vivido. 375f. (Tese de doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062015-123356/. Acesso em: 15/04/2017.

FILHO, A. L. da S.; LOPES, F. M. N.; CAVALCANTE, M. M. D. A dimensão ontológica da trilogia ensino, pesquisa e extensão no estágio supervisionado. In GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p.187-200.

FIORENTINI, D. A didática e a prática de ensino mediadas pela investigação sobre a prática In ROMANOWSKI, J., JUNQUEIRA, S. (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. v. 1, p. 243-257.

______. Desenvolvimento profissional e comunidades investigativas. In CUNHA, A. M. de O., FONSECA, M. da C. F. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Textos selecionados do XV ENDIPE, Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 570-590.

FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C. de. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado. In FIORENTINI, D. Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. p.121-156.

FIORENTINI, D.; CRISTOVÃO, E. M. (Orgs.). História e investigação de/em aulas de Matemática. Campinas: Alínea, 2006.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. ¿Hay algo por lo que merezca la pena luchar em la escuela? Trabajar unidos para mejorar. Sevilla: M.C.E.P., 1997.

GHEDIN, E. A articulação entre estágio-pesquisa na formação do professor-pesquisador e seus fundamentos. In BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: artes e técnicas – ciências e políticas. São Paulo: Editora Unesp, 2006. p.225-246.

______. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2008. p. 129-150.

GHEDIN, E.; ALMEIDA, W. A. de. O estágio com pesquisa na formação do professor-pesquisador para o ensino de ciências numa experiência campesina. In GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 47-78.

GOMES, M. de O. Formação de Professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.

GOMES, M. de O. (org). Estágios na Formação de Professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo, Edições Loyola, 2011.

GOMES, M. de O. et al. Residência pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. In: GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 15-46.

GRANDO, R.; TORICELLI, L.; NACARATO, A. M. De professora para professora: Conversas sobre IniciAção Matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: University Press, 1991.

LEITE, Y. U. F. A construção dos saberes docentes nas atividades de estágio nos cursos de licenciatura. In EGGERT, E., TRANSVERSINI, C., PERES, E., BONIN, I. (Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1, p. 747-765.

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

LIMA, M. S. L.; AROEIRA, K. P. O estágio curricular em colaboração, a reflexão e o registro reflexivo dos estagiários: um diálogo entre a universidade e a escola. In GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 117-134.

LÜDKE, M.; MANRIQUE, A. L. O estágio em cursos de Licenciatura: qual reflexão? Que conhecimentos? In VII Seminário Redestrado – Nuevas Regulaciones en América Latina. Buenos Aires. 2008. p. 1-19. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdrom_seminario_2008/index.html . Acesso em 26/05/2018.

NACARATO, A. M.; GOMES, A. M.; GRANDO, R. C. Experiências com Geometria na Escola Básica: narrativas de professores em (trans) formação. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2008.

NAKANO, M.; ANCASSUERD, M. P. Estágio: memória e produção de conhecimento. In GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 187-200.

OLIVEIRA, I. de M.; MANRIQUE, A. L. Um estudo sobre o estágio supervisionado em cursos de Licenciatura em Matemática; 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere2008/anais/pdf/697_530.pdf. Acesso em 13/05/2018.

OSTETTO, L. E. Deslocamento, aproximações, encontros: estágio docente na educação infantil. In GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 79-98.

PANIAGO, R. N., SARMENTO, T. J. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, v. 53, n.39, p. 76-103., 2015.

PAVANELLO, R. M. A pesquisa na formação de professores de matemática para a escola básica. Educação Matemática em Revista, v. 10, n. 15, p. 8-13, 2003.

PANIZZOLO, C. (2011). A brinquedoteca universitária como espaço lúdico e de pesquisa para a formação de professores: desafios e possibilidades. In GOMES, M. de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 201. p. 99-116.

PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

______. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiência de formação docente. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. p. 521-539, 2005.

______. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In Pimenta, S. G. & Ghedin, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5. ed.. São Paulo: Cortez, 2008, p. 17-52.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, O. J. dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas, SP: Papirus, 1992.

SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Subsídios para a discussão de propostas para os cursos de licenciatura em Matemática: uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, 2003. Disponível em http://www.academia.edu/4256113/SUBS%C3%8DDIOS_PARA_A_DISCUSS%C3%83O_DE_PROPOSTAS_PARA_OS_CURSOS_DE_LICENCIATURA Acesso em 26/05/ 2018.

SILVESTRE, M. A. Sentidos e significados dos estágios curriculares obrigatórios: a fala do sujeito aprendente. In GOMES, M de O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 165-186.

SILVESTRE, M. A., VALENTE, W. R. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOUSA, M. V., FERNANDES, J. A. Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática. vol. XIII, nº 1, p.91-113, 1996.

ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, p. 535-554, 2008.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Dauanny, E. B., Lima, M. S. L., & Pimenta, S. G. (2019). A produção teórico-prática sobre o estágio na formação do professor - uma revisão crítica. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4274