Aberturas:o Museu do Cotidiano por sua trilha de vozes e diálogos suleadores

Autores

  • Marcela de Queiroz Teófilo Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Assis Fonseca

Resumo

As linhas que se seguem discorrem sobre as aberturas do Museu do Cotidiano (mUc), sobretudo ao que chamamos de vozes suleadoras, abertas a diálogos. Entre 2017 e 2019, dois estudos no campo da Educação em Museus, pesquisaram elementos deste museu de objetos, localizado na capital mineira. O intercâmbio com outras referências e a imersão no cenário das visitas ao mUc embasaram a pesquisa na qual uma Professora de Filosofia se comprometeu a produzir o Podcast decolAtiva. Destacadamente, a Pedagogia de Freire, a Curadoria decolAtiva, bem como a mediação narrativa de Antônio Carlos Figueiredo, o Movimento (auto)biográfico e a Educomunicação sulearam o desdobramento das tomadas de decisões teóricas e metodológicas. Ao combinarmos conceitos, meios e linguagens da Educação, da Comunicação e da Museologia, suleamos a partir da biografização das narrativas e da libertação de vozes mediatizadas. Desde a gravação durante as visitas, passando pela edição do Podcast, até a divulgação das pílulas da trilha sonora inicial, compartilhamos (auto)reflexões que relacionam sujeitos e linguagens. Nestas, refletimos sobre propostas decoloniais no ensino e na aprendizagem, em sua importância para a construção autônoma de uma Epistemologia do Sul. Palavras-chave: Educação em Museus; Sulear; Podcasts.

Biografia do Autor

Marcela de Queiroz Teófilo, Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel (2006) e licenciada (2011) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência como docente de Filosofia para o Ensino Médio e de Ensino Religioso, junto ao segundo ciclo do Ensino Fundamental. Atualmente, dedica-se à ações culturais e educativas em ambientes não formais de aprendizagem diversos e, na perspectiva da Educomunicação.

Referências

Referências

ABIJAUDE, Isabela Vecci. Por um museu do cotidiano. Periódico cultural Letras. Belo Horizonte, Minas Gerais, abril de 2018. n 56. E de Especial. Vida, modo de usar. p. 26-28.

BAKTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In: PINTO, Manuel da Costa (Edição, Seleçã e Comentários). Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolhs, 2006. P. 73-74.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994c. v. 1.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, 15s.20-28. ISSN 1413-2478. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 30 de junho de 2017.

CORTELLA, Mário Sérgio; DIMENSTEIN, Gilberto. A Era da Curadoria: o que importa é saber o que importa! (Educação e formação de pessoas em tempos velozes). Campinas, SP: Papirus 7, 2015

DAMIATI, D. Podcast: Reinvenção da Comunicação Sonora. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. Intercom, 2007. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf. Acesso em 30 de junho de 2017.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Felix. Mil Platôs – Capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. 2ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2014.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In:______. Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LEMOS, André – Podcast. Emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/404nOtF0und/404_46.htm. Acesso em 20 de maio de 2017.

LOPES, Margareth Maria. A favor da desescolarização dos museus. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v.3, n.40, dezembro, 1991.

MACHADO, Ana Maria. A audácia dessa mulher. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MACMANUS, Paulete. Educação em Museus: pesquisas e práticas. Martha Marandino e Luciana Monaco (Org). São Paulo: FEUSP, 2013.

MARTINS, Erikson de Carvalho; SANTOS, Gilberto Lacerda dos. Epistemologia Qualitativa, fenomenologia e pesquisa-ação: diálogos possíveis. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v.9, p.18-45, 2017.

NAVA, Pedro. O Baú de Ossos: memórias. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1974.

PASSEGGI, M.C.; SOUZA, E. C.. Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. InvestigacionCualitativa, v. 2, p. 6-26, 2017.

RAMOS, Francisco Regis Lopes. A danação do objeto. O museu no ensino de História. Chapecó: Argos, 2004.

*****. Podcasts no Museu do Cotidiano: um estudo sobre conteúdos sonoros e diálogos abertos. Dissertação de Mestrado (PROMESTRE/FaE/UFMG). Belo Horizonte: 2019.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa Científica. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2007.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação e Educação (USP), v. 19, p. 15-26, 2014. STEINER, G.. La babarie de laignorancia. Madri: Del Taller de Mario Muchnik, 1999.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Ferreira, Maria Lúcia Pochat e Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

O Palhaço. Direção: Selton Mello e Marcelo Vindicatto. 2011. Brasil: Produzido pela Bananeira Filmes e coproduzido pela Mondo Cane Filmes. 88 minutos, Color.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Teófilo, M. de Q., & Fonseca, M. A. (2019). Aberturas:o Museu do Cotidiano por sua trilha de vozes e diálogos suleadores. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4278