Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Bantu?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

S U B M I S S Õ E S O N  L I N E

 Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Bantu?

ACESSO  (http://revista.uemg.br/index.php/bantu/login  )

 ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO ( http://revista.uemg.br/index.php/bantu/user/register )

 

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Solicita-se aos autores que após a submissão no sistema, remeta cópia do trabalho a ser avaliado, em formato Word, para o seguinte endereço eletrônico: revistabantu@gmail.com

 

 BANTU. Revista de Educação, História e Patrimônio Cultural

ISSN: 2595-9506

 

D I R E T R I Z E S P A R A A U T O R E S

 

 

1. A Bantu, revista de Educação, História e Patrimônio Cultural aceita artigos e relatos de docência inéditos e resenhas bibliográficas em português, inglês ou espanhol;

2. Serão aceitos artigos cuja autoria seja de no máximo três (03) autores, todos com titulação mínima de Mestre;

3.Não serão aceitos artigos em co-autoria com professores, orientadores/supervisores, exceção feita à edição de volume especial, mediante prévio lançamento do edital correspondente.

 NORMAS DE SUBMISSÃO

 

ARTIGOS e RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

 

Dados na seguinte sequência/ordenação:

 

- Título do artigo em língua portuguesa: em negrito, centralizado, letras caixa alta, fonte calibri (corpo) 14, extensão máxia 3 (três) linhas, espaçamento simples entre linhas;

- Autor(a)s: nome completo, instituição de vinculação, e-mail válido;

- Resumo: em língua portuguesa, texto justificado, iniciando por letra maiúscula, fonte calibri (corpo 10), com no mínimo 100 e máximo 150 palavras;

- Palavras-chave: em língua portuguesa, iniciando por letra maiúscula, fonte calibri (corpo 12), com 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula;

- Título do artigo em língua estrangeira (inglês ou espanhol), em negrito, centralizado, letras em caixa alta, fonte calibri (corpo) 12, com o mesmo conteúdo que o título em língua portuguesa;

- Resumo em língua estrangeira em inglês (abstract)  ou (resumen), texto justificado, iniciando por letra maiúscula, fonte calibri (corpo 10), com o mesmo conteúdo do resumo em língua portuguesa;

-  Palavras –chave:  em inglês (keywords) ou espanhol  (palabras clave), iniciando por letre maiúscula, fonte calibri (corpo 12), seguindo as mesmas orientações referentes para as de língua portuguesa;

 

- Os artigos devem conter entre 12 e 22 páginas, incluindo Referências Bibliográficas e imagens (se for o caso);

- As imagens (JPEG, TIFF) devem estar inseridas no corpo do trabalho, contendo título (parte superior da figura) e referência (situada dentro do marco da figura, na parte inferior), fonte Calibri, corpo 10;

- Os textos devem ser enviados em formato Word, com a seguinte configuração no corpo do texto:

 

1.  Fonte Calibri, tamanho 12, espaço 1,5cm.

2.  Margens devem ser de 2,5 (superior, inferior, esquerda, direita).

3.  Citações diretas (em bloco) que ultrapassem 3 linhas: fonte Calibri, tamanho 10, situadas na margem direita da página (com recuo de 4,0 cm) e separadas por espaço duplo dos parágrafos superior e inferior.

4.  Espaço simples entre parágrafos.

5. Citações indiretas (paráfrase): inseridas, até 4 (quatro) linhas, no corpo do texto e entre aspas. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

6.  Subtítulos: fonte Calibri, tamanho 12, negrito, caixa alta situados na margem esquerda da página.

7.  As referências devem ser realizadas através do Sistema autor-data (THOMPSON, 2002, p. 75). Será permitida a inclusão, se necessária, de nota explicativa ao pé de página.  Será permitido, no máximo, três notas explicativas por página.

8.  As notas explicativas deverão ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico em ordem crescente, e listadas no rodapé da página, em fonte Calibri tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas.

As referências bibliográficas finais, fontes documentais, eletrônicas e fontes de consulta deverão ser citadas no final do artigo, segundo ordem alfabética e de acordo com os seguintes modelos:

 

- Livro: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, data.

Texto em coletânea: SOBRENOME, Nome. Título. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data. p. inicial-final.

 

- Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título. Título do periódico em itálico, Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano da publicação.

- Trabalho acadêmico: SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo. Ano de depósito. Folhas. Tese/Dissertação/Monografia/Trabalho de conclusão de curso (Nome do Curso) – Unidade onde foi defendida, Universidade, Local, ano de defesa.

 

 Artigo e/ou matéria de jornal: SOBRENOME, Nome. Título. Título do jornal, Local, data.

 Documentos iconográficos (fotografias, cartões postais, gravuras e outros): SOBRENOME, Nome. Título. Data. Características físicas (especificações do suporte, indicação de cor, dimensões). Se o documento estiver em forma impressa ou meio eletrônico, acrescentam- se os dados da publicação (local, editora, data) ou endereço eletrônico.

 Documento eletrônico: Para documentos em suporte eletrônico são necessárias, ainda, as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre aspas precedidos da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

 

 

 

RESENHAS

 

Normas para submissão de resenhas:

 

Serão aceitas resenhas de livros relacionados ao escopo da Revista Bantu (Educação, História e Patrimônio Cultural). As resenhas deverão ser de livros editados há menos de quatro anos (a data da edição somada a 3 deverá ser igual ou maior que o ano no qual a submissão da resenha é feita. Ex. data da primeira edição: 2015 + 3 = 2018 (data da submissão da resenha). No caso de obras consideradas clássicas, não haverá essa exigência, sendo necessário citar entre parênteses a data da primeira edição do livro. Ex. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. (a primeira edição é de 1968).

A sequência a ser apresentada é a seguinte:  

Título da resenha: em negrito, centralizado, letras caixa alta. Fonte: Calibri, tamanho 14.

 Abaixo do título, a direita deve constar, nesta ordem: nome do autor, titulação e email. Caso o texto tenha mais de um autor, é necessário constar as mesmas informações, seguindo a ordem estabelecida pelos autores.

  Referência da obra a ser resenhada. Exemplo: COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Senac, 2005.

As resenhas devem conter entre 5 e 8 páginas.

Os textos devem ser enviados em formato Word, com a seguinte configuração no corpo do texto:

1.  Fonte Calibri, tamanho 12, espaço 1,5cm.

2.  Margens devem ser de 2,5 (superior, inferior, esquerda, direita).

3.  Citações diretas (em bloco): fonte Times New Roman, tamanho 10, situadas na margem direita da página (com recuo de 4,0 cm) e separadas por espaço duplo dos parágrafos superior e inferior.

4.  Espaço simples entre parágrafos.

5.  Citações indiretas (paráfrase): inseridas, até 3 (três) linhas, no corpo do texto e entre aspas. Fonte: Calibri, tamanho 12.

6.  Subtítulos: fonte Calibri, tamanho 12, negrito, caixa alta situados na margem esquerda da página.

7.  As referências devem ser realizadas através do Sistema autor-data (THOMPSON, 2002, p. 75). Será permitida a inclusão, se necessária, de nota explicativa ao pé de página.  Será permitido, no máximo, três notas explicativas por página.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.