Os usos sociais que as crianças fazem das mídias na vida

Autores

  • Maria Esperança de Paula Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rita Marisa Ribes Pereira

Resumo

Este estudo desenvolvido entre 2006 e 2008 buscou compreender a relação da criança com a cultura midiática e o uso social que as crianças estabelecem nas suas vidas e nos seus cotidianos com a mídia, buscando dar sentido às vozes e representá-las em textos, não somente as vozes, mas também aos silêncios sentidos, muitas vezes despercebidos pelos olhares adultos. Em 2006 iniciamos a pesquisa com um grupo de 32 crianças na faixa etária de cinco anos, em uma escola da rede privada de Belo Horizonte. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa utilizamos a metodologia de pesquisa-ação selecionando produções gráficas, relatos orais e oficinas que podem ser entendidos como documentos de análise para validação das tessituras presentes na pesquisa.

Biografia do Autor

Maria Esperança de Paula, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialista em Comunicação, Tecnologia e Educação com ênfase em EAD. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenadora de Tecnologia Educacional - Colégio Padre Eustáquio, Coordenadora de projetos PEA/UNESCO do Colégio Padre Eustáquio. Atuou como docente, pesquisadora, coordenadora do Centro de Ensino da Faculdade de Educação, coordenadora do CEPEAD – Centro de Pesquisa em Educação a Distância e Coordenadora do programa UAB na Universidade do Estado de Minas Gerais. Experiências na área de consultoria educacional e corporativa, tendo como referência: UTRAMIG, Fundação João Pinheiro, FRAMINAS e outras instituições. Desenvolveu atividades nos seguintes temas: educação, EaD, tecnologias midiáticas e infância.

Downloads

Publicado

2018-03-27

Edição

Seção

Artigos