A universidade aberta do Brasil no contexto da UEMG: adesão para a ampliação e flexibilização do acesso ao Ensino Superior

Cynthia Rubia Braga Gontijo, Adálcio Carvalho de Araújo

Resumo


Este trabalho situa-se no debate sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil e, especialmente, acerca do papel do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a ampliação do acesso ao Ensino Superior no país. Seu objetivo é discutir o processo de implementação da EaD na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no contexto da sua adesão ao Sistema UAB. Atualmente (vide 2015) a UEMG desenvolve quatro cursos nesta modalidade de ensino – Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Administração Pública, Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública e Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal, e ainda a oferta de cursos no contexto do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC). A experiência em curso sugere para a importância sinequa non desta modalidade para o cumprimento da missão institucional de uma Universidade multicampi.

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