Modelos de polos de apoio presencial no sistema UAB

Autores

  • Juliana Cordeiro Soares Branco UEMG
  • Maria do Carmo de Lacerda Peixoto

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9.394 de dezembro de 1996, ao regulamentar a Educação a Distância-EaD ocasiona aumento de instituições, cursos e matrículas relacionadas ao ensino a distância. Nesse contexto, o presente artigo versa sobre a organização de polos de apoio de aprendizagem do Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. Para tal apresenta pesquisa empírica realizada em três polos do Estado de Minas Gerais. Os dados coletados permitem identificar diferentes organizações desses polos diante de suas condições objetivas de funcionamento que se relacionam diretamente com a gestão municipal onde os polos estão localizados. A pesquisa teve caráter qualitativo, envolvendo estudo exploratório e comparativo que permitiu verificar as diferentes formas de implementação da política UAB nos polos.

Biografia do Autor

Juliana Cordeiro Soares Branco, UEMG

É doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Possui mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente é Diretora do Centro de Pesquisa em Educação a Distância da Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui experiência em coordenação de cursos a distância, tutoria a distância e realiza estudos e pesquisas sobre educação a distância, formação de professores, trabalho docente, formação em serviço e TIC`s.

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Publicado

2018-03-27

Edição

Seção

Artigos