Contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para a formação do/a pedagogo/a na FaE/UEMG: um relato de experiência

Daniela Amaral Silva Freitas, Ayana Omi Amorim de Oliveira, Eliete Batista de Paiva, Carla Carneiro Costa Maciel de Paiva, Polyane de Aquino Cipriano, Priscilla Costa Faustino, Ranna Alves, Rebecca Schirmer de Souza Vasconcelos, Stephanie Queiroz de Assis Marques

Resumo


Este texto tem como objetivo, apresentar as experiências vivenciadas por alunas-bolsistas do Programa de Educação Tutorial e relatar de que maneira o programa pode contribuir não só para a formação docente, mas também, para uma formação para a vida, uma vez que amplia o olhar dos(as) alunos(as) para a temática étnico-racial, problematizando-a no campo educacional e social. Primeiramente foram apresentados relatos de experiências, escritos a partir de observações realizadas por alunas bolsistas do PET, que retratam episódios de preconceito e a discriminação racial que acontecerem em diferentes escolas de Belo Horizonte e região metropolitana. Em seguida, foram apresentadas cenas de racismo vivenciadas por essas alunas na família, na rua, em instituições e no cotidiano em geral. Na sequência de cada bloco de cenas foram tecidos alguns breves comentários que situam e problematizam os relatos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.